Esta tese tem como objetivo identificar como a programação e a robótica se integram ao currículo da educação infantil em cinco cidades do Norte de Portugal e em cinco escolas da cidade de São Paulo, no Brasil, bem como destacar as ferramentas e procedimentos pedagógicos e tecnológicos, tal qual a Robótica Educacional, utilizados na educação infantil. Analisaram-se grupos de crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos de idade). O estudo, embora não tivesse propósito comparativo, envolveu dois cenários distintos: cidades do Norte de Portugal e cidade de São Paulo no Brasil. Em Portugal o campo foi composto por cinco escolas públicas (5) dos distritos (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu) e aproximadamente 150 crianças da pré-escola, de unidades escolares participantes do Projeto Kids Media Lab. E, no Brasil, foram coletadas informações em cinco (5) escolas particulares, todas situadas em bairros da Zona Sul de São Paulo, que trabalham com o Projeto Robota Tecnologia Educacional, sendo abrangidas aproximadamente 150 crianças brasileiras. Também foram envolvidos no estudo gestores da unidade escolar, coordenadoras do projeto, professores das citadas escolas e os respectivos alunos de ambos os países. Os procedimentos utilizados para coleta das informações foram: observação, descrições e análise das aulas, por meio de aplicação de questionários e fichas aos professores envolvidos nos projetos. As observações geraram a transcrição de doze fichas de informações relativas aos participantes, por meio de registros de vídeo, áudio, aplicação de questionários ou de entrevistas. A partir da análise foi identificada que tanto nas 5 (cinco) escolas observadas de Portugal, quanto nas 5 (cinco) escolas do sul de São Paulo, no Brasil, existe uma preocupação em abordar os conteúdos curriculares, mas nas cinco escolas públicas de Portugal algumas aulas não se prendem tanto aos conteúdos propostos no currículo. O método utilizado nas cinco escolas de Portugal segue os padrões do Construtivismo, marcado pela preocupação com a organização das atividades, de modo que sejam evidenciadas as competências das crianças com o uso da robótica em sala de aula. Verificou-se que o lúdico foi muito utilizado nas cinco escolas do Brasil, o que se preservou em todos os conteúdos trabalhados nas propostas do currículo. A organização e disponibilização dos recursos foram observadas em todas as salas de aulas nas cinco escolas de Portugal e nas cinco escolas do Brasil. No que concerne à maneira de explicitar os critérios de avaliação de forma clara, a incidência foi baixa tanto em Portugal quanto no Brasil. O uso da robótica evidenciou-se nas dez escolas como um instrumento que pode ser utilizado no aprendizado das crianças que frequentam a Educação Infantil, no entanto, deverá ter mais estudos que enfatizam o uso da robótica nos currículos, até mesmo porque muitos professores demonstraram não ter domínio com as tecnologias e muito menos com a robótica. A universalização de seu uso nas escolas de educação infantil deve ainda cumprir um enorme trajeto de estudos de impactos assim como de formação de professores. Muito, ainda, deve ser aprimorado para que haja uma interação entre os conteúdos e a robótica no ensino adequado à educação infantil, porque, tanto nas cinco escolas de Portugal, quanto nas cinco escolas da zona sul de São Paulo no Brasil deverão integrar os conteúdos com essa nova estratégia de ensinar, de maior conhecimento sobre a aprendizagem de crianças desta idade e do uso das tecnologias para além do modismo ou do mero ativismo pedagógico.