A partir das relações entre história, literatura e imprensa, buscamos entender a construção do sucesso editorial da obra A Casa dos Espíritos da escritora chilena Isabel Allende, no Brasil, ao longo da década de 1980. A pesquisa foi feita por meio da análise da difusão e circulação desta obra nos jornais de maior circulação do Brasil na época – Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo e o Jornal do Brasil –, um dos jornais da “imprensa feminista”, Mulherio, e o jornal Leia Livros de divulgação dos lançamentos literários. Considerando a influência estrangeira em nosso mercado editorial e o sucesso anterior. obtido na Espanha, país onde foi publicado pela primeira vez, utilizaremos como fonte os periódicos La Vanguardia e El País, ambos da Espanha, além de resenhas literárias e reportagens publicadas em periódicos no Chile, na década de 1980. Trata-se do primeiro romance desta escritora – que havia se auto exilado na Venezuela –, tendo sido lançado na Espanha e no Chile, em 1982, com o título: La Casa de los Espíritus. Considerado pela crítica especializada um sucesso pouco tempo após seu lançamento, o livro percorre a história do Chile do século XX, da transição do mundo rural para um mundo urbano, traz relatos históricos romanceados da violência da ditadura chilena do general Augusto Pinochet, apresenta mulheres com poderes mágicos da família Del-Valle Trueba (o que permite caracterizar a obra como narrativa fantástica do realismo mágico) e faz referências constantes a movimentos feministas e de mulheres que estavam ocorrendo na América Latina. No Brasil, o livro é lançado em 1984 e entra para a lista dos mais vendidos no mesmo ano. Consideramos que tal análise contribui na elucidação de aspectos do contexto histórico de difusão e circulação da literatura no Brasil da época. Para isso, são referências fundamentais as contribuições de Raymond Williams e Antonio Candido, no intuito de refletir sobre as intersecções entre história e literatura. As reflexões teórico-metodológicas foram incrementadas com discussões sobre aspectos do mercado editorial brasileiro na década de 1980, de modo a compreender o contexto sociocultural do período, que permitiu que a obra ganhasse espaço