Focaliza a configuração do Ensino de História no Ginásio do Espírito Santo (GES)
durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), momento em que o governo Vargas
instituiu políticas públicas que impactaram fortemente a condução da educação no
Brasil. Tendo em vista o caráter modelar assumido pelo GES na execução dessas
políticas no âmbito estadual, este estudo investiga os desdobramentos das diretrizes
para o Ensino de História no ginásio capixaba. Fundamenta-se em teorizações dos
historiadores Marc Bloch (2001) e Carlo Ginzburg (2001), especialmente no que se
refere ao processo de interrogação e análise das fontes trabalhadas,
compreendendo: jornais, documentos legislativos, programas de ensino, provas,
listagem de pontos de provas, registro do acervo da biblioteca do GES, listagem de
professores do GES e livros didáticos adotados pela instituição durante o período
investigado. Para a análise dos livros didáticos, baseia-se em teorizações de Roger
Chartier (2002, 2011). As discussões finais indicam que, ecoando as diretrizes
nacionais traçadas para o Ensino de história durante o Estado Novo, os programas
de ensino instituídos no GES priorizavam conteúdos relativos à História do Brasil,
focalizando os seguintes temas: patriotismo, vultos históricos, grandes feitos,
formação étnica brasileira e sentimento nacional. Por meio desses temas, pretendiase construir um passado em comum assentado na formação da boa moral do
cidadão brasileiro. O trabalho com as fontes possibilitou, ainda, algumas
aproximações com os professores que ensinavam história no GES, tanto pela via
dos documentos institucionais como de eventuais publicações jornalísticas. Além
disso, provas e pontos de prova “soltos” entre os documentos analisados
possibilitaram uma aproximação indiciária aos conteúdos ensinados no GES e em
outras duas instituições capixabas. Em linhas gerais, evidencia-se a tentativa de
exposição do alinhamento do Ensino de História às diretrizes nacionalmente
prescritas sob o governo ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1945), a partir da
convergência absoluta dos temas abordados, dos livros didáticos e dos programas
adotados nacionalmente.