Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Práticas em Desenvolvimento Sustentável (31002013024P0)
GREEN GATEKEEPER: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO JORNALISTA AMBIENTAL
BIBIANA MAIA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
05/12/2019

Com caráter interdisciplinar, esta pesquisa tem como tema a formação do jornalista a partir da perspectiva ambiental. Desta forma, ela conjuga duas grandes áreas de conhecimento: educação, com grande foco na educação ambiental, e as teorias do jornalismo, aqui relacionando com o conceito de jornalismo ambiental. Compreendemos que, tão importante quanto estudar os processos e produtos de veículos jornalísticos, é interessante refletir sobre a formação do profissional que atua na imprensa. Desta forma, podemos contribuir para as discussões sobre desenvolvimento sustentável, trazendo novas perspectivas de cobertura para a sociedade. A relevância da nossa pesquisa é grande, visto que o jornalismo ambiental ainda carece de estudos. Um exemplo desta incipiência no campo é que a primeira disciplina do país data de 2004, e apresentamos referências bibliográficas que demonstram em números a baixa dedicação de pesquisas nesta área. Nosso interesse é estimular a reflexão acerca do conceito de desenvolvimento sustentável, além das contribuições da educação ambiental e do jornalismo ambiental para a formação do jornalista, considerando que possíveis interferências em sua rotina de trabalho podem ser resultantes desta construção pedagógica. É importante frisar que este profissional é parte da construção da notícia e da própria realidade e, portanto, da concepção sobre desenvolvimento sustentável. Estudamos, desta forma, as ementas de três cursos de graduação em jornalismo, na cidade do Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), um recorte que privilegia faculdades que possuem programas de pós-graduação em comunicação. Este processo se dá pela análise de palavras-chave relacionadas com temas ambientais para desvendar em quais disciplinas obrigatoriamente o tema é abordado. Além desta análise, decidimos por entrevistar dois profissionais formados em cada uma destas instituições de ensino superior, a partir de uma metodologia qualitativa.

desenvolvimento sustentável, educação ambiental, jornalismo ambiental
This research has an interdisciplinary perspective and, as the subject, the process of professional qualification about the environment. This way, it merges two significant areas of knowledge: education, with a strong focus on environmental education, and journalism theories, connecting with the concept of environmental journalism. We understand it is crucial to study the process and products of journalistic vehicles, as much as to reflect on the professional qualification which operates at the press. It is possible to contribute to the discussion about sustainable development, bringing new perspectives about covering to our society. The research relevance it is significant, considering that environment journalism still needs studies. An example of this requirement in this field is that the first discipline about environment journalism was created in 2004, and we present bibliography references, which proves, with numbers, the weak dedication in research at this subject. Our interest is encouraging the reflection about the concept of sustainable development, beyond the contributions of environment education, and environmental journalism, to the journalist’s process of professional qualification, considering that some possible interference in his working routine could be a result of this pedagogical construction. It is essential to highlight that this professional is part of the news construction and our reality, so he is also part of the construction of the idea of sustainable development. We have studied the curricular program of three bachelors of journalism, in the city of Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A group of colleges that offer a master and Ph.D. program at communication. This process occurs by the analyses of keywords associated with environmental themes, with the objective of uncovering in which disciplines mandatorily it is approached. Beyond this examine, we decided to interview two professionals who graduated at each one of these institutions, using a quality method.
sustainable development, environmental education, environmental journalism
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
LINHA 2: POLÍTICAS PÚBLICAS, GOVERNANÇA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
O clima, o ambiente, as diferentes linguagens e o Ensino de Geografia: novas possibilidades para se entender a realidade vivida

Banca Examinadora

CRISTIANE CARDOSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE FERREIRA LOPES Docente - PERMANENTE
CRISTIANE CARDOSO Docente - PERMANENTE
ADRIANA BARSOTTI VIEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ 20

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Profissional Autônomo
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.