Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (42002010158P1)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA MEDIADORA PARA A PRÁTICA DOCENTE
JULIANO MOLINOS DE ANDRADE
DISSERTAÇÃO
19/08/2019

Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela qual o professor desenvolve os conteúdos. Dessa forma, os jogos didáticos e atividades lúdicas, se bem explorados, podem funcionar como ferramentas mediadoras fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, transformando-se em uma das melhores alternativas para auxiliar nesse contexto. O presente trabalho tem o objetivo de introduzir os jogos didáticos como ferramenta complementar da formação dos professores, do componente curricular de Física, em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica, além de identificar possíveis relações do processo de construção dos jogos didáticos com os Saberes Docentes (TARDIF, 2014). Definiu-se a escolha do curso de Licenciatura em Física do IFET Farroupilha – Campus de São Borja/RS e, para as intervenções com a aplicação dos jogos didáticos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação (GIL, 2002), e utilizou-se o componente curricular obrigatório de Prática de Ensino de Física (PeCC III - Prática enquanto Componente Curricular III e PeCC VI – Prática enquanto Componente Curricular VI), ofertados no 1º semestre e 2° semestre de 2018, respectivamente. Participaram das atividades 24 licenciandos e a coleta de dados se deu na forma de narrativas obtidas através de questionários e entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram interpretadas de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Verificou-se a eficácia do processo de construção dos jogos didáticos como ferramenta de suporte para a formação de professores, visto que o uso dos jogos trouxe uma perspectiva de mudança da sua própria prática docente, quando comparado aos modelos que foram submetidos em sua trajetória acadêmica. Essa proposta está alicerçada no contexto da transformação do excesso de informações, muitas vezes de difícil compreensão, em aprendizagem proativa e prazerosa, explorando não só as competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais e do trabalho em equipe, mas principalmente dando significado aos conteúdos da componente curricular de Física. Para isso, fez-se uso de jogos didáticos na formação inicial dos licenciandos em Física, desde a proposta inicial até a aplicação da versão final do jogo, produzido por cada grupo, como mediadores para a melhor compreensão dos conteúdos de Física estudados, evidenciando o gosto pela utilização dos mesmos nas aulas em que os futuros professores estiverem inseridos. Dessa forma verificou-se que o processo de criação dos jogos didáticos incentivaram os futuros professores, no seu contexto profissional, ao protagonismo na autoria e na apropriação do material didático que farão uso, além de propiciar um ganho no desenvolvimento dos saberes docentes dos professores em formação, visto que o processo de criação dos jogos exige um pensamento coletivo para seu desenvolvimento. O saber experiencial e o saber da formação profissional foram destacados através do primeiro contato com as turmas, enquanto o saber disciplinar e o saber curricular tiveram seu destaque através da delimitação do tema e da escolha das questões para a criação do jogo didático adequado para a série com a qual cada um dos grupos esteve inserido.

Formação de Professores;Prática de Ensino de Física;Jogos Didáticos;Atividades Lúdicas;Educação Profissional e Tecnológica
Research in the area of teacher training and science education has shown that the difficulty in learning scientific concepts in the classroom may be related to the way teachers develop content. Thus, didactic games and playful activities, if well explored, can function as fundamental mediating tools for the teaching-learning process, becoming one of the best alternatives to help in this context. The present work aims to introduce the didactic games as a complementary tool of the teachers formation, of the Physics curricular component, in a Professional and Technological Education institution, besides identifying possible relations of the didactic games construction process with the Teaching Knowledge. (TARDIF, 2014). The choice of the Physics Degree course of IFET Farroupilha - Campus of São Borja / RS was defined and, for the interventions with the application of the didactic games, a qualitative research was carried out, in the action research modality (GIL, 2002). , and we used the compulsory curricular component of Physics Teaching Practice (PeCC III - Practice as Curriculum Component III and PeCC VI - Practice as Curriculum Component VI), offered in the 1st semester and 2nd semester of 2018, respectively. Twenty-four undergraduates participated in the activities and data were collected through narratives obtained through questionnaires and semi-structured interviews that were later interpreted according to the Content Analysis (BARDIN, 2011). The effectiveness of the didactic games construction process was verified as a support tool for the teachers formation, since the use of the games brought a perspective of change of their own teaching practice, when compared to the models that were submitted in their academic trajectory. This proposal is grounded in the context of the transformation of information overload, often difficult to understand, into proactive and pleasurable learning, exploring not only communication, interpersonal relationships and teamwork skills, but mainly giving meaning to the contents of the curricular component of Physics. For this, didactic games were used in the initial formation of undergraduates in Physics, from the initial proposal to the application of the final version of the game, produced by each group, as mediators for a better understanding of the contents of Physics studied, showing the taste for their use in the classes in which the future teachers are inserted. Thus, it was found that the process of creating the didactic games encouraged the future teachers, in their professional context, to play a leading role in the authorship and appropriation of the didactic material they will use, besides providing a gain in the development of teachers' teaching knowledge in training, since the process of creating games requires collective thinking for their development. Experiential knowledge and knowledge of vocational training were highlighted through the first contact with the classes, while disciplinary knowledge and curricular knowledge were highlighted through the delimitation of the theme and the choice of questions for the creation of the appropriate didactic game for the series with which each of the groups was inserted.
Teacher Training;Physics Teaching Practice;Educational Games;Ludic Activities;Professional and Technological Education
1
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Formação Docente para Educação Profissional e TecnoLógica
Recursos Educacionais como elemento de flexibilização do ensino

Banca Examinadora

RICARDO MACHADO ELLENSOHN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO MACHADO ELLENSOHN Docente - PERMANENTE
CLAUDIA SMANIOTTO BARIN Docente - PERMANENTE
SANDRA HUNSCHE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Não