Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (42002010158P1)
DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
FERNANDA MACHADO DE MIRANDA
DISSERTAÇÃO
26/08/2019

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – linha de pesquisa: Formação de Professores – tem como objetivo capacitar os docentes da EPT de nível médio para o desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica e assim, aquisição das competências digitais para utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Alicerçado na Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, estruturaram-se ações para o planejamento, criação e implementação de um curso de formação continuada, na modalidade semipresencial. Inicialmente o trabalho teve como público alvo vinte e nove professores de uma Instituição privada do Interior do Rio Grande do Sul, atuantes nos cursos técnicos de segurança do trabalho, estética, enfermagem, radiologia, administração e contabilidade, assim como na EJA. Como instrumentos de coleta de dados, além de utilizar a técnica de observação direta, aplicaram-se dois questionários, um de forma presencial e outros do tipo survey, autoaplicável, disponibilizado de forma digital, com perguntas abertas. A análise dos resultados baseou-se na teoria de análise de conteúdo de Bardin, os dados foram categorizados e confrontados com os referenciais bibliográficos pertinentes, promovendo reflexões quanto à fluência tecnológico-pedagógica e as competências digitais, juntamente com os saberes docentes de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica.

Fluência Tecnológico-Pedagógica;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;Formação Docente da EPT
The present work, developed under the Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – research line: Teacher Training – aims to empower EPT high school teachers to develop the technological-pedagogical fluency and this way, acquire digital competences for the use of digital information and communication technologies as a pedagogical resource in the teaching and learning process. Grounded in Maguerez’s Arch problematization methodology, have structured actions for the planning, creation and implementation of a continuing training course in the semi-presential modality. In the beginning the work had as its target audience twenty-nine private institution teachers of the interior of Rio Grande do Sul, that teaches at occupational safety, aesthetics, nursing, radiology, administration and accounting technical courses and EJA. As data collection instruments, besides using the direct observation technique, two questionnaires were applied, one in the presential mode and the other ones like survey, self-applying, digitally available, with open questions. The result analysis was based on Bardin's content analysis theory, the data were categorized and compared with the relevant bibliographical references, promoting reflections on technological-pedagogical fluency and digital competences, along with the teaching knowledge of professionals in Vocational and Technological Education.
Technological-Pedagogical Fluency;Digital Information and Communication Technologies;VTE Teacher Training
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Formação Docente para Educação Profissional e TecnoLógica
MeNTE - Materiais e Novas Tecnologias Educacionais

Banca Examinadora

CLAUDIA SMANIOTTO BARIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO MACHADO ELLENSOHN Docente - PERMANENTE
CLAUDIA SMANIOTTO BARIN Docente - PERMANENTE
MARCIA PALMA BOTEGA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim