Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (42002010158P1)
METODOLOGIAS ATIVAS COM RECURSOS DIDÁTICOS NÃO DIGITAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
JANAINA DE ARRUDA CARILO SCHMITT
DISSERTAÇÃO
30/08/2019

Este estudo se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo Geral investigar se as Metodologias Ativas, utilizadas com recursos didáticos não digitais na prática docente, podem amenizar a falta da tecnologia no Curso Técnico de Secretariado da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Maria Rocha, localizada em Santa Maria/RS, decorrente da escassez de investimentos por parte do estado. Justifica-se a relevância do estudo por investigar uma proposta de inserção de Metodologias Ativas para amenizar a ausência tecnológica. Foi utilizado delineamento de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram analisados através da estratégia geral baseada nas proposições teóricas e concluímos que a aplicação das Metodologias Ativas com recursos didáticos não digitais exerceu um papel essencial para um ensino participante, rompendo com métodos pouco atrativos e minimizando as carências tecnológicas.

Metodologias Ativas;Recursos Didáticos não Digitais;Educação Profissional e Tecnológica
This study was developed together with the Postgraduate Program in Vocational and Technological Education of the Santa Maria Industrial Technical College (CTISM) of the Federal University of Santa Maria, Academic Master's Degree, research line in Innovation for Vocational and Technological Education. The general objective was to investigate whether Active Methodologies, used with non-digital didactic resources in teaching practice, can alleviate the lack of technology in the Technical Course of the Secretariat of the State School of High School and Technical Teacher Maria Rocha, located in Santa Maria / RS, Brazil. due to the scarcity of investments by the state. The relevance of the study is justified by investigating a proposal of insertion of Active Methodologies to soften the technological absence. A qualitative case study design was used. The data were analyzed through the general strategy based on the theoretical propositions and we concluded that the application of Active Methodologies with non-digital didactic resources played an essential role for a participative teaching, breaking with unattractive methods and minimizing the technological needs.
Active Methodologies;Non-digital teaching resources;Professional and Technological Education
1
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
LABORATÓRIO PARA ESTUDO, PESQUISA E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT).

Banca Examinadora

LEILA MARIA ARAUJO SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEILA MARIA ARAUJO SANTOS Docente - PERMANENTE
JANILSE FERNANDES NUNES Participante Externo
JANA GONCALVES ZAPPE Participante Externo
CLAUDIA SMANIOTTO BARIN Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não