Esta pesquisa surge da constante necessidade em contribuir para a formação
docente inicial em Física, a qual precisa investir em práticas que auxiliem os
estudantes dessa licenciatura a se inserirem no contexto escolar,
oportunizando ações que promovam a aprendizagem de Física. Assim, esta
investigação tem como objetivo planejar, implementar e avaliar uma
intervenção pedagógica, realizada com discentes do curso de Licenciatura em
Física, investindo no desenvolvimento de competências autorregulatórias para
a formação docente. A metodologia consiste em uma intervenção pedagógica,
implementada em 27 encontros, tendo como participantes 10 estudantes do
referido curso, integrantes do grupo Pibid Física de uma universidade da região
sul do Brasil. Utilizaram-se como instrumentos para recolha de dados
questionários, roteiros de planejamento e observações de aulas, gravações de
áudio e diário de campo. Os dados coletados foram interpretados por meio da
técnica de Análise de Conteúdo, evidenciando os efeitos da intervenção
pedagógica no desempenho e nas concepções sobre a docência dos
estudantes envolvidos. Dessa análise emergiram dois eixos: desenvolvimento
de competências autorregulatórias para a formação docente e mudanças
oportunizadas pelo contexto. Analisou-se, também, a intervenção pedagógica
propriamente dita, considerando-se suas potencialidades e limitações. Os
achados desta pesquisa revelam que os estudantes de Licenciatura em Física,
ao realizarem suas práticas pedagógicas nas escolas, foram ativos no
processo de aprender a ensinar, planejando, executando e avaliando suas
atividades, desenvolvendo, assim, competências autorregulatórias, tais como a
de planejar de forma estratégica, usar estratégias de ensino e aprendizagem,
autorrefletir e trabalhar em grupo. Além disso, os resultados indicam
transformação na motivação para realizar as atividades, assim como mudanças
nas concepções que os participantes tinham sobre o aprender e o ensinar.
Essas puderam ser oportunizadas pelo contexto colaborativo onde foram
desenvolvidas as atividades, propício ao desencadeamento da corregulação da
aprendizagem. Frente aos resultados desta investigação, a tese que se
defende é que uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da
aprendizagem promove a formação docente inicial de Física. Visto que, o
desenvolvimento das competências autorregulatórias para a docência
oportuniza mudanças nas concepções e motivação dos futuros professores no
que diz respeito ao aprender e ao ensinar, tornando-os professores mais
qualificados e, consequentemente, mais preparados para ensinar e melhorar a
aprendizagem de Física dos alunos das escolas de educação básica.