A presente dissertação tem sua origem na necessidade de reflexão sobre alguns
aspectos da docência em Arte na escola. O problema de pesquisa se configura “Como
os professores de Artes lidam com a problemática da profissão no tocante aos
desafios do ensino, a importância concedida a seu ofício, e a busca pelos seus ideais
de ensino de arte? ”. Para tanto, o objetivo geral desta investigação é compreender
quais são as realidades e as aspirações dos professores de Artes Visuais de Pelotas
acerca do exercício de sua profissão. Para isso um grupo de professores do Ensino
Fundamental do município de Pelotas - RS, foram convidados a participar da pesquisa
através de entrevistas semiestruturadas, onde puderam falar sobre as suas vivências
em seus contextos escolares e as suas percepções sobre a docência e seus desafios.
Importantes pesquisadores da Educação e da Arte-Educação foram autores
referenciais para esta dissertação. Tais como: Arroyo (2000), Morin (2015), Freire
(2016), Nóvoa (2009), Tardif (2014), Shulman (2014), Dewey (2010), Duarte Júnior
(2001), Iavelberg (2017), e Ferraz e Fusari (2010). Através da pesquisa, percebeu-se
que a importância atribuída ao ensino da arte é compreendida por cada professora à
sua maneira. Esta pode, portanto, se relacionar a um modo de expressão, de reflexão
e de percepção sobre a realidade e a história da humanidade. Para as professoras
entrevistadas, entre os desafios da docência em Arte, está a desvalorização salarial e
subjetiva do professor que coloca em cheque o valor do seu ofício para a sociedade,
condição que se agrava por se tratar da disciplina de Artes. Também são
desafiadoras, a adaptação dos conhecimentos acadêmicos a instrução escolar, a
adaptação do ensino de Arte aos tempos, normas e espaços da escola e a pouca
diversidade de materiais para trabalhar as aulas. A intensificação da jornada de
trabalho em várias escolas e o pouco preparo para a inclusão das pessoas com
deficiência em sala de aula são algumas das dificuldades encontradas. As
professoras, portanto, vivem os seus papéis integralmente na sua maneira de ser e
de ensinar. Formam seus alunos e se formam docentes no decorrer do processo
educativo, que lhes resulta em uma nova compreensão sobre o seu ofício, a sua
identidade e o seu contexto. Seguem assim, na busca por melhores condições de
ensino e valorização da Arte, da escola e da docência.