Esta pesquisa está inserida na linha de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso que teve como objetivo investigar impactos do Programa “Escolas Sustentáveis”, advindo do Ministério da Educação, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil “Tia Anastácia”, à luz da Educação Ambiental Crítica. Além disso, a investigação pretendeu envolver a comunidade local, através de um curso de Extensão (Cefor), disponibilizado à comunidade escolar e local para estreitar relações mais efetivas entre estes dois segmentos, ou seja, no contexto escolar os envolvidos foram: professores, corpo administrativo, pais das crianças e lideranças comunitárias. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionários, observações, entrevistas. Através da análise documental e de conteúdo do programa, foi possível constatar que o mesmo, teve como foco, os aspectos administrativos-financeiros em detrimento os aspectos qualitativos da dimensão pedagógica. Os estudos durante a pesquisa revelaram que as dimensões, espaço físico, gestão e currículo, se entrelaçam se for adotado o conceito de espaço escolar, como “ambiente como totalidade”, ou seja, apresentando-se indissociáveis. O processo formativo indicou que a escola se constitui um espaço de formação, quando através de ações pedagógicas, entre professores e comunidade local, potencializam a possibilidade de discussão de conhecimentos e saberes históricos e sociais acerca da realidade. Sendo assim, acreditamos que participação social pode fomentar novos sentidos no cenário da educação, sobretudo, para à sustentabilidade, através de um movimento capaz de perceber a importância da promoção dos princípios aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.