Ao observar a atuação diária de professores bacharéis, na tentativa de
compreender, em especial, os conflitos, as contradições, as satisfações e
realizações, objetivou-se com esta pesquisa de mestrado compreender alguns
aspectos da constituição da identidade profissional docente dos professores
oriundos de cursos de bacharelado. O estudo justifica-se pela centralidade da
profissão docente na sociedade contemporânea, em que o/a professor/a é
responsabilizado/a pelos resultados da educação de seus alunos, mas também,
para que se possa aprofundar as investigações sobre questões da identidade e
profissionalização docente, por meio de estudos específicos sobre a temática em
questão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso
intrínseco, utilizando-se da história oral como fonte de coleta de dados, para
apreender como se deu o início da trajetória na carreira docente, bem como a
construção da identidade profissional de uma professora do Ensino Técnico
Profissionalizante, formada em odontologia, buscando as várias nuances,
contradições, sentidos e significados apresentados em relação à construção de sua
própria identidade docente. Por fim, observa-se a necessidade de uma
conscientização a respeito da construção dessa identidade, bem como de uma
formação qualificada capaz de atender os imperativos exigidos na atualidade. Isto
porque, tanto nos estudos e nas leituras iniciais da literatura vigente quanto na
revisão de literatura em artigos, teses e dissertações realizados acerca da questão
desta pesquisa têm se solidificado, até o momento, as hipóteses de que existe de
fato uma identidade que é construída e (re) construída ao longo da carreira
profissional de professor, mas, sobretudo, como abordado no presente estudo, no
início de suas atividades de docente.