INTRODUÇÃO: Os riscos da obesidade em crianças e adolescentes não são limitados a complicações na vida adulta, visto que inúmeras comorbidades associadas à excessiva adiposidade têm sua gênese já na infância. Além disso, o excesso de gordura corporal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Frente à alta prevalência de sobrepeso em crianças e adolescentes, é essencial o desenvolvimento de estratégias que visem a prevenção e o tratamento da obesidade em idades precoces. Dentre as diversas possibilidades de intervenção, às ofertadas no ambiente escolar tem sido proposta como uma forma de combate à obesidade. OBJETIVO: Verificar a efetividade da intervenção multicomponente sobre parâmetros antropométricos e de composição corporal em crianças com excesso de peso. MÉTODOS: Estudo quase-experimental longitudinal conduzido com 102 escolares (53 meninas) de 7 a 10 anos do município de São Paulo, com índice de massa corporal (IMC) >1 escore z para a idade. Foram realizadas medidas de massa corporal, estatura, circunferência do pescoço, cintura, quadril e dobras cutâneas tricipital, subescapular e panturrilha. Durante 16 meses os escolares foram submetidos quinzenalmente a grupos reflexivos e de educação nutricional e semanalmente realizaram sessões de atividade física supervisionada por profissional de educação física. Atividades educacionais relacionadas à saúde (teóricas e práticas) foram realizadas regularmente com pais e professores. RESULTADOS: Redução significativa do IMC z-escore de acordo com o sexo de 1,99 ± 0,70 para 1,80 ± 0,76 (p>0,01) e na (IC 95%: 2,84-3,40 (p>0,01). As medidas das circunferências do pescoço, cintura, quadril aumentaram durante o período de acompanhamento(p<0,01). Não foram verificadas alterações na adiposidade (p>0,05). A intervenção mostrou-se efetiva na modulação dos graus de obesidade grave de 25,31% para 22,56% obesidade de 18,30% para 15,93% sobrepeso de 15,68% para 19,05% e peso normal de 0% para 19,36%. CONCLUSÃO: A intervenção multicomponente com duração de 16 meses realizada em ambiente escolar foi efetiva na recuperação do estado nutricional de escolares.