• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
Imagens fotográficas nos livros de Química aprovados pelo PNLD 2018: a cinética química em questão
FLAVIA CHINI ALVES
DISSERTAÇÃO
29/03/2019

O estudo da linguagem imagética, especialmente a linguagem fotográfica, numa interrelação didática com a ciência química e sua linguagem se faz oportuno, sobretudo, por possibilitar a visualização, ainda que macroscópica do conhecimento químico, mas também possibilitando abordar a linguagem específica desta ciência. Diante disto, este trabalho toma como objeto de estudo as imagens fotográficas contidas nos livros didáticos de Química aprovados no Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) 2018. Assim, na intenção de estudar essas imagens fotográficas buscamos, como objetivo geral, caracterizar as imagens fotográficas que contribuem para o ensino de Cinética Química nestes livros e investigar suas contribuições na compreensão dos conceitos químicos abordados. Para que este objetivo geral seja alcançado, fez-se necessário: I) Identificar na seção do conteúdo de Cinética Química todas as imagens fotográficas veiculadas nos livros didáticos de química; II) Caracterizar as imagens fotográficas sob a perspectiva das categorias: distribuição da imagem na página, legenda, relação texto-imagem e temática; III) Analisar as imagens fotográficas a partir dos significados representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual; e IV) Identificar as contribuições das imagens fotográficas para o processo de significação do conteúdo de Cinética Química. Partimos dos questionamentos: De que forma as imagens fotográficas acerca do conteúdo de Cinética Química nos livros didáticos de Química são apresentadas? De que forma essas imagens fotográficas podem contribuir para o processo de significação dos conceitos de Cinética Química? Para a construção do referencial teórico nos respaldamos em Santaella (2012), Costa (2013), Kossoy (2007), Shimoda (2009) acerca dos estudos sobre a leitura e linguagem da imagem fotográfica e na Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). Este estudo enquadra-se na modalidade de pesquisa quantitativa, caracterizada, em relação aos seus procedimentos e métodos, como uma pesquisa de análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Os procedimentos e métodos foram definidos em: 1) mapeamento do nosso objeto de estudo; e 2) análise das imagens fotográficas seguindo os pressupostos teóricos elaborados por Kress e Van Leeuwen (2006) na Gramática de Design Visual. Desse modo, observa-se a necessidade na preparação adequada dos professores (em formação e formados) para compreenderem as imagens fotográficas dentro do contexto de ensino, como um texto não verbal organizado com uma gramática, que necessita de uma leitura criteriosa. Tal constatação nos direcionou à construção do nosso Produto Educacional que estabelece orientações, que se revelaram importantes, para a seleção e leitura de imagens fotográficas na construção de abordagens para o ensino de química.

Livros didáticos de química;Imagem fotográfica;Cinética química
The study of the image language, especially the photographic language, in a didactic interrelationship with chemical science and its language becomes opportune, mainly, to allow the visualization, although macroscopic of the chemical knowledge, but also to enable the approach of the specific language of this science. In view of this, this work takes the object of study the photographic images contained in the textbooks of Chemistry approved in the Plano Nacional do Livro Didatico (PNLD) 2018. Wherefore, in the intention to study these photographic images we seek to characterize the photographic images that contribute to the teaching of Chemical Kinetics in these books and to investigate their contributions in the understanding of the chemical concepts addressed. In order for this general objective to be achieved, it was necessary to: I) Identify in the section of the content of Chemical Kinetics all the photographic images conveyed in the textbooks of chemistry; II) To characterize the photographic images from the perspective of the categories: distribution of the image in the page, legend, text-image relation and thematic; III) Analyze the photographic images from the representational, interactional and compositional meanings of the Visual Design Grammar; and IV) To identify the contributions of the photographic images to the process of signification of the content of Chemical Kinetics. We begin with the questions: How are the photographic images on Chemical Kinetics presented in the textbooks of Chemistry? How can photographic images contribute to the process of meaning of the concepts of Chemical Kinetics? In order to construct the theoretical reference, we support in Santaella (2012), Costa (2013), Kossoy (2007), Shimoda (2009) on the studies on reading and language of the photographic image and on The Visual Design Grammar of Kress and van Leeuwen (2006) as a theoretical and methodological contribution. This study is part of the qualitative research modality, characterized in relation to its procedures and methods, as a research of documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The procedures and methods were defined in 1) mapping of our object of study; and 2) analysis of photographic images following the theoretical assumptions elaborated by Kress and Van Leeuwen (2006) in Grammar of Visual Design. However, there needs to be adequate preparation of teachers (in training and trained) to understand the photographic images within the context of teaching, such as a visual text organized with a grammar, which needs a careful reading. This observation leads us to the construction of the Educational Product that establishes guidelines, which proved to be important, for the selection and reading of photographic images in the construction of approaches to teaching chemistry.
Chemistry textbooks;Photographic image;Chemical Kinetics
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Mestrado Flávia Chini Alves .pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
-

Banca Examinadora

WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE Participante Externo
EDSON JOSE WARTHA Participante Externo
WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.68.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer