Instituição
de Ensino Superior:
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Resumo:
A Dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), área de Ensino, sob
orientação da professora Doutora Eliane Juraski Camillo, insere-se na sua linha de
pesquisa 2: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O tema
relaciona Direitos Humanos, doravante DH, Educação em Direitos Humanos,
doravante EDH, e Educação Profissional Tecnológica Subsequente na perspectiva
de Formação Integral, que considera todas as dimensões do ser humano, além dos
interesses materialistas ou daqueles exploratórios do modo de produção capitalista.
A questão que norteia essa pesquisa é verificar quais são as percepções dos/as
alunos/as dos cursos técnicos subsequentes do Campus Florianópolis do IFSC a
respeito dos DH, para apresentar-se proposta de EDH voltada a esses sujeitos
visando sua formação integral. O objetivo geral é promover um produto educacional
vinculado à referida proposta, em razão do qual se fez um aprofundamento teórico
por meio de pesquisa bibliográfica e documental e aplicou-se questionário aos
sujeitos da pesquisa, na maioria jovens adultos/as, fragilizados/as por sua fase de
transição somada ao seu contexto econômico e social. Foram pesquisados/as
discentes com mais de 18 anos das penúltimas fases, quando possível, de 12
cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. O questionário, também
aplicado a alguns/algumas docentes para contextualização, serviu para verificar as
percepções sobre DH, em que medida estes estão ou não contemplados em sua
formação, e direcionar o Produto Educacional. O universo de sujeitos pesquisados
foi de 144 estudantes e 35 docentes. A análise dos resultados confirmou a
importância da EDH para os cursos pesquisados, pois a maioria dos/as docentes e
discentes não possui noção correta sobre DH, como buscá-los e efetivá-los de forma
segura e bem orientada, exercendo sua cidadania. Algumas/algumas não têm
interesse ou até antipatizam com o tema, principalmente pela visão distorcida de que
servem para injusta proteção a criminosos/as, o que os/as afasta e afasta a
sociedade da efetivação dos DH. Em geral, consideram que os DH são respeitados
na Instituição, que se esforça para defendê-los e promovê-los. Mas há muito a
melhorar nesses quesitos e a promoção precisa ser mais intensa e direcionada para
alcançar todos/as devidamente. Nota-se a necessidade de conscientizar também
docentes sobre a importância da formação omnilateral mediante a EDH. Por fim,
algumas respostas indicam casos de diversas formas de desrespeito aos DH não
pela, mas na Instituição. O Produto Educacional foi uma intervenção como Roda de
conversa, considerando três etapas indicadas para a EDH: conteúdo teórico,
sensibilização e etapa ativa, com provocação dos sujeitos para o diálogo, reflexão
sobre cidadania, direitos e responsabilidades e caminhos para alterar sua vida e o
contexto social, que se encontra com valores éticos enfraquecidos e diversas
mazelas decorrentes do modo de produção capitalista exploratório. Foram
reunidos/as cerca de 15 alunos/as num grupo heterogêneo
quanto às opiniões a respeito do tema e às suas características, para uma
experiência mais rica, com foco a questão de DH que mais apareceu como um
problema durante as pesquisas a ideia de que os Direitos Humanos servem para
proteger injustamente criminosos/as. Esse Produto está contemplado no encarte
confeccionado, bem como a Carta Aberta direcionada à Direção Geral da Instituição
pesquisada, contendo a proposta mencionada. Esses diálogos fizeram emergir
vivências, dúvidas sobre DH e sua efetivação, confirmando a pertinência da EDH
para esses sujeitos, para a Instituição.
Abstract:
The Dissertation, developed in the Professional Master's Program in Professional
and Technological Education in National Network (PROFEPT), teaching area, under
the guidance of Professor Eliane Juraski Camillo, is part of its research line 2:
Educational Practices in Professional Education and Technological. The theme
relates Human Rights, henceforth HR, Human Rights Education, henceforth HRE,
and Subsequent Technological Vocational Education from the perspective of Integral
Formation, which considers all dimensions of the human being, beyond the
materialistic interests or those exploratory of the capitalist mode of production. The
question that guides this research is to verify what the perceptions of the students of
the subsequent technical courses of the IFSC Florianópolis Campus regarding the
HR are, to present the proposal of HRE aimed at these subjects aiming at their
integral formation. The general objective is to promote an educational product linked
to this proposal, because of which a theoretical deepening was done through
bibliographic and documentary research and a questionnaire was applied to the
research subjects, mostly young adults, weakened by its transition phase added to its
economic and social context. Students aged over 18 from the penultimate phases,
when possible, of 12 subsequent technical courses from the Federal Institute of
Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis,
were surveyed. The questionnaire, also applied to some teachers for
contextualization, served to verify the perceptions about HR, to what extent they are
included in their training, and to direct the Educational Product. The universe of
subjects researched was 144 students and 35 teachers. The analysis of the results
confirmed the importance of HRE for the researched courses, since most teachers
and students do not have a correct notion about HR, how to search for them and
make them safe and well oriented, exercising their citizenship. Some have no interest
or even dislike the subject, especially for the distorted view that they serve to unfairly
protect criminals, which drives them away from HR. In general, they consider that
human rights are respected in the institution, which strives to defend and promote
them. But there is much to improve on these issues and the promotion needs to be
more intense and targeted to reach everyone properly. There is also a need to make
teachers aware of the importance of omnilateral training through HRE. Finally, some
answers indicate cases of various forms of disrespect to HR not by, but in the
institution. The Educational Product was an intervention as a Wheel of Conversation,
considering three stages indicated for the HRE: theoretical content, awareness and
active stage, with provocation of subjects for dialogue, reflection on citizenship, rights
and responsibilities and ways to change their life and social context, which meets
weakened ethical values and various ills arising from the exploratory capitalist mode
of production. About 15 students were gathered in a heterogeneous group regarding
opinions on the subject and its characteristics, for a richer experience, focusing on
the issue of HD that most appeared as a problem during the research the idea that
Human rights serve to unfairly protect criminals. This Product is included in the
booklet made, as well as the Open Letter addressed to the General Directorate of the
institution under study, containing the mentioned proposal. These dialogues gave rise
to experiences, doubts about HR and its implementation, confirming the relevance of
HRE for these subjects, for the institution.