A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anteri-or, de troca, que possui uma dimensão coletiva, deflagrando vários processos inter-nos de desenvolvimento mental, que ganham significado quando o indivíduo interage com o meio, sejam através de objetos e símbolos, sejam no contato com outros indi-víduos, em processos cooperativos (VYGOTSKY, 1988). Considerando essa ideia, tínhamos o objetivo de elaborar e analisar uma Proposta de Ensino, na forma de um curso de extensão, com o intuito de discutir as relações entre trabalho, educação e sociedade, para a formação continuada de professores de ciências, como suporte para atuação na educação profissional e tecnológica, respaldados pelas Bases Teó-ricas da Educação Profissional e Tecnológica. Elegemos a concepção de ensino e de aprendizagem sociointeracionista e uma metodologia de ensino e de aprendiza-gem baseada na Teoria da Assimilação de Ações Mentais por Etapas, também co-nhecida por Teoria de Galperin (NÚÑEZ e RAMALHO, 2017), para elaborar uma Proposta de Ensino que se materializou através da oferta de um Curso de extensão e por fim, em um e-book. Para avaliar a intervenção, utilizamos quatro instrumentos de coleta de dados: o diário de bordo, um instrumento desenvolvido por nós, inspirado na Teoria de Galperin, um Fórum de discussão e um Questionário misto. Para anali-sar os dados nos valemos das técnicas de Bardin (2011). Em três encontros presen-ciais e atividades planejadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), desenvolvido especialmente para o Curso, conseguimos reunir informações suficientes para analisar a sua pertinência. Concluímos que a metodologia de ensino utilizada conseguiu suscitar nos participantes a motivação e o engajamento necessá-rios para refletir acerca da temática proposta, permitiu a internalização do percurso cognitivo utilizado por cada participante para realizar algumas atividades de nature-zas diversas e relacioná-las com a expressão trabalho, mas principalmente, conse-guiu promover uma participação efetiva dos cursistas nos debates e no fórum de dis-cussão acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica, sobre a trabalho como princípio educativo (CIAVATTA, 2009), sobre o Ensi-no Médio Integrado (MOURA, 2013) e sobre a Base Nacional Comum Curricular (FRIGOTTO, 2017).