Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES OXIGENADAS E INDICADORES ÁCIDO BASE UTILIZANDO O URUCUM E O AÇAFRÃO, COM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MARIA DA CONCEICAO OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O trabalho aqui dissertado contemplou o uso de metodologia privilegiando uma sequência didáticas (SD), para o ensino de conteúdo específicos da Química, com enfoque na aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Contemplou-se como parte fundamental do processo os conhecimentos prévios dos alunos, conceitos presentes na estrutura cognitiva que serviriam como ancoradouro para a nova informação, disposto por Ausubel como a ferramenta base essencial para a ocorrência de tal aprendizagem. Dessa forma, ao longo de todo o processo, os alunos foram instigados a participação, para ocasionar uma predisposição no ensino dos conteúdos estudados. Assim o objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência didática (SD) articulada para o ensino de Química, utilizando o estudo conceitual e experimental de propriedades de corantes, presentes nas plantas urucum e açafrão, como forma de aprendizagem significativa de funções oxigenada e indicadores ácidos base, promovendo uma avaliação formativa. O referido trabalho foi aplicado em uma turma de 3º ano do ensino médio, a qual obteve menor rendimentos após uma prova realizada pela professora regente. Em seguida aplicou-se o questionário como forma de análise dos conhecimentos prévios dos alunos, dando início as aulas sugeridas na SD. Todo o procedimento dispôs de aulas teóricas e experimentais, abordando características de indicadores de ácido base e as funções oxigenadas presentes nas estruturas das plantas, para constatar que ao longo de todo o processo o aluno conseguiria ampliar seus subsunçores. Ao final, o uso dos mapas conceituais representou uma importante ferramenta para o processo de avaliação formativa do aprendizado do aluno, constatando que houve uma aprendizagem significativa. Os conhecimentos prévios foram ampliados e ancorados as informações vistas, se tornando abrangentes e gerais, diante disso a metodologia aqui proposta pode sim favorecer a construção de conhecimento no ensino de conteúdos da Química.

Sequências didáticas;Aprendizagem significativa;Mapas conceituais
The work presented here contemplated the use of methodology favoring a didactic sequence (SD), for the teaching of specific contents of Chemistry, focusing on the meaningful learning of David Paul Ausubel. It was considered as fundamental part of the process the students' previous knowledge, concepts present in the cognitive structure that would serve as an anchorage for the new information, arranged by Ausubel as the essential base tool for the occurrence of such learning. Thus, throughout the entire process, the students were instigated to participate, to cause a predisposition in teaching the contents studied. Thus, the objective of this work is to develop a didactic sequence (SD) articulated for the teaching of Chemistry, using the conceptual and experimental study of dye properties, present in urucum and saffron plants, as a significant learning method for oxygenated functions and acidic base indicators , promoting a formative evaluation. This work was applied in a 3rd grade high school class, which obtained lower income after a test performed by the teacher regent. The questionnaire was then applied as a way of analyzing the students' previous knowledge, starting the classes suggested in the SD. The whole procedure had theoretical and experimental classes, addressing the characteristics of basal acid indicators and the oxygenated functions present in the structures of plants, to verify that throughout the whole process the student could expand his subsunçores. In the end, the use of conceptual maps represented an important tool for the formative assessment process of student learning, noting that there was significant learning. The previous knowledge has been broadened and anchored the information seen, becoming comprehensive and general, before this the methodology proposed here can rather favor the construction of knowledge in the teaching of contents of Chemistry.
Didactic sequences;Meaningful learning;Conceptual maps
1
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

-
-
-
Não