Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: UMA CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM CAICÓ-RN
ANDREI GOMES DE AZEVEDO
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O estudo aborda a relação entre o uso de materiais didáticos e o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Nossa motivação acerca dessa temática decorreu de uma pesquisa realizada no ano de 2015 em escolas públicas do ensino médio da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, a qual considerou o rendimento da aprendizagem não correspondente à oferta de recursos disponíveis. A partir disso, problematizamos a maneira pela qual o uso de materiais didáticos contribui na construção do conhecimento em Geografia. Em virtude disso, tem-se o seguinte objetivo: analisar o uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem de Geografia em escolas de Ensino Médio no município de Caicó-RN. Para responder a essa questão, foram escolhidas duas escolas públicas de ensino médio do município de Caicó, RN. Somado a isso, foram selecionados dois professores de Geografia e 12 alunos, divididos entre as instituições. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados esteve dividida em cinco etapas principais: levantamento da estrutura escolar e dos materiais didáticos, entrevista aos professores, entrevista aos alunos, observações de aulas, além da aplicação de questionários com os discentes. Através da coleta e análise dos dados obtidos durante o processo investigativo, constatou-se que a linguagem audiovisual é recorrente nas aulas de Geografia, onde se destaca o uso do computador e do projetor. O uso do audiovisual se justifica, pois proporciona dinâmica ao professor em expor os conteúdos, além de despertar motivação nos alunos em participarem de maneira ativa durante as aulas. No entanto, o uso frequente do audiovisual acaba deixando de lado alguns recursos, como: livros paradidáticos, mapas impressos, globos terrestres e maquetes. A não utilização desses recursos pode estar relacionada às dificuldades conceituais cartográficas e da produção de mapas por parte dos professores e consequentemente dos alunos, o que acaba interferindo no processo de ensino-aprendizagem em Geografia.

Materiais didáticos;Ensino-aprendizagem;Ensino de Geografia
The study addresses the relationship between the use of teaching materials and the teaching-learning process in Geography. Our motivation about this theme was the result of a study conducted in 2015 in public high schools in the city of Caicó, Rio Grande do Norte, which considered learning income not corresponding to the availability of available resources. From this, we problematize the way in which the use of teaching materials contributes to the construction of knowledge in Geography. As a result, the objective is to analyze the use of teaching materials in the teaching-learning process of Geography in secondary schools in the municipality of Caicó-RN. To answer this question, two public high schools in the municipality of Caicó, RN, were chosen. In addition to this, two Geography teachers and 12 students were selected, divided among the institutions. The methodology used was the qualitative approach of the case study type. Data collection was divided into five main steps: survey of school structure and teaching materials, interview of teachers, interview of students, observations of classes, and the application of questionnaires with students. Through the collection and analysis of the data obtained during the investigative process, it was verified that the audiovisual language is recurrent in the Geography classes, which highlights the use of the computer and the projector. The use of the audiovisual is justified, because it provides dynamics to the teacher in exposing the contents, besides motivating the students to participate actively during the classes. However, the frequent use of the audiovisual ends up leaving aside some resources, such as: books, printed maps, land balloons and models. The non-use of these resources may be related to conceptual cartographic difficulties and the production of maps by the teachers and consequently of the students, which end up interfering in the teaching-learning process in Geography.
Teaching materials;Teaching-learning;Geography teaching
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
IVANALDA DANTAS NOBREGA DI LORENZO Participante Externo

Vínculo

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Não