Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
REPRESENTAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES COM AS METODOLOGIAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA EM ANOS FINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
MIQUEIAS VIRGINIO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

Nesta pesquisa se discute a importância das metodologias de ensino em geografia no espaço escolar, partindo das representações das práticas de professores. Seu objetivo geral consiste em investigar como a geografia vem sendo trabalhada metodologicamente nos anos finais do ensino fundamental. Este estudo foi realizado com 02 docentes de geografia em duas escolas do município de Pau dos Ferros/RN, sendo uma pertencente à Rede Municipal de Ensino e outra à Rede Estadual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, fez-se uso de questionários, entrevistas, diário de campo e roteiro de observação. Além dos referidos instrumentos, nesta investigação, foram utilizados ainda os projetos políticos pedagógicos das escolas e os planos de ensino de geografia. Quanto aos procedimentos realizados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, exploratória, de campo, documental e observação não participante. As discussões teóricas, nesta dissertação, têm respaldo em autores que versam sobre o ensino da geografia, a didática, e questões referentes à prática docente. A pesquisa nos mostrou que as práticas ainda se materializam com base em uma perspectiva tradicional, nos conduzindo a uma reflexão de que as perspectivas teórico-metodológicas, refletidas nas práticas docentes, possam exercer uma relação com o contexto de formação na geografia. Os resultados demonstraram que a geografia trabalhada metodologicamente nas escolas ainda se configura como uma geografia cujos conhecimentos não são problematizados, denotando um distanciamento entre os conteúdos abordados e os contextos socioculturais dos educandos. Ademais, o estudo revelou que existe, por parte dos docentes, uma necessidade de se repensar as concepções de metodologias de ensino em geografia e suas relações com as orientações teórico-metodológicas traçadas pelas escolas. Constatou-se, também, que os planos de ensino precisam possuir uma articulação mais significativa entre objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas e as finalidades específicas que se almejam alcançar no ensino de geografia.

Geografia Escolar;Metodologias de Ensino;Práticas
This research discusses Geography’s teaching methodology representations and importance, starting from the practices of teachers’ representations. Its general objective is to investigate how Geography has been worked methodologically in the final years of Elementary School. This research was carried out with 02 teachers of Geography in two schools situated in municipality of Pau dos Ferros/RN; the first one belongs to the Municipal Education and the second to the State. This is a qualitative case-study research. For data collection, questionnaires, interviews, field diary and observation script were used. In addition to the mentioned instruments, were used in this research the schools’ pedagogical political projects and Geography teaching plans. As for analysis procedures, we used bibliographical, exploratory, field, documentary and non-participant observation research. In this research, the theoretical discussions are based on authors who discuss about the Geography teaching, didactics and questions related to teaching practice. This research showed that pedagogical practices still have a traditional perspective; this makes us reflect that theoretical-methodological perspectives present in teaching practices can exert a relation with the formation context in Geography. The results showed that the Geography methodologically worked in schools is still one whose knowledge is not problematized, denoting a distance between the content addressed and the students’ sociocultural contexts. Moreover, this study showed that there is a need of teachers rethinks about the methodologies' conceptions in Geography teaching and their relation with theoretical and methodological orientations traced by schools. It was also verified that teaching plans need to have a more significant linking between objectives, contents, methodological strategies and the specific purposes that are intended to be achieved in Geography teaching.
School Geography;Teaching Methodologies;Practices
1
150
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
RODRIGO BEZERRA PESSOA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim