Esta dissertação parte do princípio de que a linguagem é elemento social, histórico, dialógico e ideológico. Dessa forma, não deve ser estudada, compreendida e/ou produzida considerando apenas seu material repetível, um lugar social único ou qualquer aspecto que se dissocie do todo constituinte de um enunciado. Compreende-se que estudar e ensinar uma língua, neste caso, uma língua adicional, requer dos sujeitos envolvidos neste ensino e nesta aprendizagem diversos aspectos de âmbito contextual, discursivo e linguístico, elementos fundamentais para a construção dos sentidos. Alinhados a este pensamento, propomos investigar como os planos de aula de língua inglesa do site da Revista Nova Escola orientam o trabalho com a produção textual. A discussão tem como ancoragem teórica pressupostos dos estudos da linguagem que concebem a língua e a linguagem constituídas sócio ideologicamente (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017). Nessa acepção, as ideias manifestadas neste trabalho convergem para se pensar um ensino de produção textual enquanto atividade discursiva, dependente de um contexto e de interlocutores, elementos que ajudam a constituir o caráter social inerente à produção de enunciados. Além disso, embasamo-nos em trabalhos de Rocha (2009), Szundy (2014), Donato (2017), Ribas (2018), entre outros. Quanto à forma de orientação metodológica, esta pesquisa se desenvolve no âmbito das investigações em ciências humanas, se configurando como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e de cunho interpretativo. Nossas análises se constituíram de um corpus com quatro planos de aula que propunham como atividade de produção algum gênero discursivo. Os referidos planos retirados do site da Revista Nova Escola, foram coletados no período de setembro a dezembro de 2018. Ao analisar o corpus selecionado, fica evidente que os planos tentam trabalhar com uma variedade de gêneros discursivos, especialmente em relação às leituras que antecedem os procedimentos de produção dos textos. Contudo, não parece fazer parte de seus objetivos o desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas que possibilitem aos alunos agirem com protagonismo nas mais diversas instâncias sociais, das quais eles participam, haja vista a ênfase na atividade de produção recair sobre aspectos estruturais e gramaticais dos textos. Os resultados destacados sinalizam a necessidade de uma formação teoricamente bem fundamentada do professor, tendo em vista que, consciente de seus objetivos de aprendizagem, provavelmente, não será levado a reproduzir práticas pedagógicas sem nenhuma reflexão crítica.