Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PRODUÇÃO TEXTUAL ARGUMENTATIVA NA SALA DE AULA: DO EDITORIAL À CARTA DO LEITOR
JOSEILDA ALVES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
11/04/2019

Na presente dissertação, objetivamos examinar as possíveis contribuições de uma intervenção pedagógica realizada mediante um projeto de trabalho com os gêneros discursivos editorial e carta do leitor, visando contribuir para o aprimoramento das capacidades dos alunos na produção textual argumentativa. Assumimos, como base teórica central, os estudos do Círculo de Bakhtin, com contribuições de Perelman e Olbstrects-Tyteca (2014) e Abreu (2004) sobre argumentação, e Geraldi (2013, 2015), Lopes-Rossi (2008), Antunes (2003, 2009, 2010), Moretto (2013), dentre outros, sobre o ensino de língua portuguesa. A pesquisa se propõe, mais especificamente, a identificar as dificuldades de uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da Paraíba na produção de textos argumentativos; realizando um trabalho de intervenção didático dialógica visando ao desenvolvimento das capacidades crítica e argumentativa dos alunos, a partir de um conjunto de atividades sobre alguns gêneros da esfera jornalística com foco nos gêneros editorial e carta do leitor; analisar produções textuais argumentativas em diferentes versões para observar os possíveis avanços dos alunos em relação às capacidades crítica e de argumentação na escrita, após o trabalho interventivo; bem como, avaliar em que medida a proposta de intervenção realizada contribuiu para o aprimoramento da produção escrita argumentativa. O estudo assume a perspectiva de uma epistemologia das ciências humanas, nesse caso, nos pressupostos dos estudos bakhtinianos, portanto, adota uma análise interpretativa, com enfoque qualitativo e procedimentos que incluem a descrição e a interpretação. Contempla o exame de oito textos produzidos pelos alunos, sendo quatro da situação inicial, produzidos antes da intervenção, orientado pela professora da disciplina, e quatro da situação final, produzidos no final da intervenção, orientado pela professora/pesquisadora, ambos extraídos de um arquivo de quarenta e cinco textos, vinte e três da primeira situação e vinte e dois da segunda situação. O corpus analisado aponta que algumas dificuldades apresentadas na produção textual realizada antes da intervenção foram superadas durante o processo interventivo, visto que, na produção final, diferentemente da inicial, os textos apresentaram recursos linguísticos pensados para convencer e persuadir o interlocutor, pois os alunos/produtores demonstraram em suas escritas maior segurança na elaboração das teses em articular as técnicas argumentativas para sustentação dos argumentos e um avanço perceptível nas formas de mobilizar outras vozes para construção dos diálogos que tecia o sentido de suas produções. Aponta, ainda, que a intervenção didático-dialógica contribuiu para o aprimoramento da competência linguístico-discursiva dos alunos/produtores, proporcionando-lhes maior segurança nas escolhas linguísticas e aperfeiçoamento da criticidade e da argumentatividade na escrita. Nossas conclusões revelam que o direcionamento dado a um trabalho com gêneros do discurso, sistematizado e bem planejado, pode contribuir decisivamente para um ensino produtivo da escrita, com evidentes resultados positivos quanto ao desenvolvimento da capacidade argumentativa, crítica e reflexiva dos alunos.

Gêneros do discurso;Argumentação;Editorial;Carta do leitor;Produção textual
In this present dissertation, we aim to look at the possible contributions of a pedagogical intervention carried out through a project of work with discursive genres editorial and reader's letter, aiming to contribute to the improvement of students' capacities in textual argumentative production. Our theoretical groundwork is based on Bakhtin Circle’s studies, with contributions by Perelman and Olbstrects-Tyteca (2014) and Abreu (2004) on argumentation, and Gerald (2013, 2015), Lopes-Rossi (2008), Antunes (2003, 2009, 2010), Moretto (2013), among others that discuss about the mother tongue teaching. This work proposes to identify the difficulties of a firstyear High School class of a public school in Paraíba State/Brazil, in argumentative texts’ production; to carry out a dialogic didactic intervention aimed at the development of students' critical and argumentative capacities, starting from a set of activities on some genres of journalistic sphere with focus in the editorial and reader's letter genres; to analyze argumentative textual productions in different versions, to observe the possible students’ advances, in relation to the critical capacities and argumentation in the writing, after the intervention work; as well as to evaluate how the proposed intervention contributed to the improvement of argumentative written production. The research assumes the perspective of an epistemology of the human sciences, in this case, in the Bakhtin studies presuppositions. Therefore, it adopts an interpretative analysis, with a qualitative focus and procedures that include description and interpretation and contemplates the examination of eight texts produced by students; four from initial situation (produced before the intervention, guided by the subject’s teacher) and four from the final situation (produced at the end of the intervention, guided by the teacher/researcher), extracted from a file of forty-five texts (twenty-three from the first situation and twenty-two from the second one). The analyzed corpus shows that some difficulties presented in the textual production performed before the intervention were overcome during the intervention process, since, in the final production, different from the initial production; the texts presented linguistic resources designed to convince and persuade the interlocutor, since the students / producers demonstrated in their writings greater security in the construction of the theses, in articulating the argumentative techniques to support the arguments, and a perceptible advance in the ways of mobilizing other voices for the construction of dialogues that weaves the meaning of their productions. It also points out that dialogic didactic intervention contributed to improvement of the students/producers' linguisticdiscursive competence, providing them a greater security in linguistic choices and improvement of criticality and argumentativeness in writing. Our conclusions reveal that the direction given to a work with genres of systematized and well-planned discourse can contribute decisively to writing productive teaching, with evident positive results in the argumentative development, critical and reflexive students’ capacities.
Discourse genres;Argumentation;Editorial;Reader's letter;Text production
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Participante Externo
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim