Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
INTERPRETANDO VOZES CONSTITUTIVAS DO DIZER DE/SOBRE SI DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA MATERNA
FRANCICLEBIA NICOLAU DA SILVA
DISSERTAÇÃO
21/03/2019

Nesta dissertação, temos o objetivo de interpretar o discurso de/sobre si de uma professora de língua materna, procurando compreender como este sujeito significa a imagem-professora construída de si, a formação e atuação/prática profissional e o ensino de língua materna. O aporte teórico-metodológico desta pesquisa tem como base escritos/reflexões do Círculo de Bakhtin, de estudiosos que se inscrevem na cadeia de sentidos provenientes da teoria/análise dialógica do discurso, bem como de outros com os quais estabelecemos o diálogo sobre o ensino de língua materna, dentre elas, Geraldi (2012a, 2015a, 2016a, 2017), Mendonça (2006), Oliveira (1999, 2006), Casado Alves (2012) e Antunes (2003). Através de uma abordagem qualitativa e interpretativa dos dados, analisamos um caso de ensino vivido/narrado/valorado por uma professora de língua materna, a qual exerce suas atividades em uma escola pública estadual de ensino regular, nível médio, situada em uma cidade do alto sertão paraibano. Diante do horizonte possível de investigações, em perspectiva dialógica, direcionamo-nos, também, para uma metodologia de pesquisa em educação que tem como cerne a produção de narrativas de/com/entre professores como etapa reflexiva do/sobre o trabalho desenvolvido no contexto de ensino, neste caso, em aulas de língua materna. A análise do corpus apresentou-nos, dentre outros apontamentos, uma vontade discursiva da professora narradora direcionada à construção de uma imagem muito positiva de/sobre si, tanto no tocante ao modo como se deu a narrativa na relação estabelecida entre professora e alunos, no acontecimento aula, como no que se refere à percebida relação entre professora e conhecimento. Nossas reflexões, temporariamente, finais ressaltam a necessidade da (re)construção, do enriquecimento e da valorização de um saber que tem como base o dizer sobre si mesmo, ou seja, um autoconhecimento que oriente tanto um aprofundamento da compreensão, por parte da academia, sobre/com o dizer do professor de língua materna, como uma relação ressignificada deste profissional com o saber sobre si enquanto caminho reflexivo/formativo da sua prática de ensino.

Ensino;Perspectiva dialógica;Caso de ensino;Professor de língua materna
In this dissertation, we have the objective of interpreting the discourse of/about herself from a mother tongue teacher, trying to understand how this subject means the construction of an image of the individual as a teacher, the formation and professional practice/practice and the teaching of mother tongue.The theoretical-methodological framework of this research is based in the writings/reflections of the Bakhtin Circle, of scholars who are enrolled in the chain of meaning originated from the dialogic discourse theory/analysis, as well as others with whom we stablish the dialogue with voices about the mother tongue teaching, among them, , Geraldi (2012a, 2015a, 2016a, 2017), Mendonça (2006), Oliveira (1999, 2006), Casado Alves (2012) e Antunes (2003). Through a qualitative and interpretative approach of the data, we analyzed each teaching case lived/narrated/valued by a mother tongue teacher, who exercises her activities in a state public school in the regular education, in high school, located in a city in the high outback of the state of Paraíba. In the face of the possible horizon of investigations, in a dialogical perspective, we directed ourselves to a research methodology in education that has as a core the production of narratives of/with/among teachers as a reflexive step of/about the work developed in the context of teaching, in this case, mother tongue classes. The corpus analysis presented us, among other observations, a discursive will of the narrator teacher directed to the construction of a very positive image of/about herself, both in the way that narrative of the relation stablished by the teacher and students, during the class, happened as in the noticed relation between teacher and knowledge. Our (temporally) final reflections highlight the necessity of the (re)construction, the enrichment and the valuation of a knowledge that has as basis the saying about the individual, on other words, a self-knowledge that guides both a deepening of the comprehension, on the side of the academia, about/with the saying of the mother tongue teacher, as a redefined relation of this professional with the knowledge about him/herself as a reflexive/formative way of his/her teaching practice.
Teaching;Dialogical Perspective;Teaching case;Mother tongue teacher
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente - PERMANENTE
ILDERLANIO FERREIRA DE ALMEIDA Participante Externo
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim