Nesta dissertação, temos o objetivo de interpretar o discurso de/sobre si de uma professora de
língua materna, procurando compreender como este sujeito significa a imagem-professora
construída de si, a formação e atuação/prática profissional e o ensino de língua materna. O
aporte teórico-metodológico desta pesquisa tem como base escritos/reflexões do Círculo de
Bakhtin, de estudiosos que se inscrevem na cadeia de sentidos provenientes da teoria/análise
dialógica do discurso, bem como de outros com os quais estabelecemos o diálogo sobre o
ensino de língua materna, dentre elas, Geraldi (2012a, 2015a, 2016a, 2017), Mendonça
(2006), Oliveira (1999, 2006), Casado Alves (2012) e Antunes (2003). Através de uma
abordagem qualitativa e interpretativa dos dados, analisamos um caso de ensino
vivido/narrado/valorado por uma professora de língua materna, a qual exerce suas atividades
em uma escola pública estadual de ensino regular, nível médio, situada em uma cidade do alto
sertão paraibano. Diante do horizonte possível de investigações, em perspectiva dialógica,
direcionamo-nos, também, para uma metodologia de pesquisa em educação que tem como
cerne a produção de narrativas de/com/entre professores como etapa reflexiva do/sobre o
trabalho desenvolvido no contexto de ensino, neste caso, em aulas de língua materna. A
análise do corpus apresentou-nos, dentre outros apontamentos, uma vontade discursiva da
professora narradora direcionada à construção de uma imagem muito positiva de/sobre si,
tanto no tocante ao modo como se deu a narrativa na relação estabelecida entre professora e
alunos, no acontecimento aula, como no que se refere à percebida relação entre professora e
conhecimento. Nossas reflexões, temporariamente, finais ressaltam a necessidade da
(re)construção, do enriquecimento e da valorização de um saber que tem como base o dizer
sobre si mesmo, ou seja, um autoconhecimento que oriente tanto um aprofundamento da
compreensão, por parte da academia, sobre/com o dizer do professor de língua materna, como
uma relação ressignificada deste profissional com o saber sobre si enquanto caminho
reflexivo/formativo da sua prática de ensino.