Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS MEDIADO PELO ORIGAMI E GEOGEBRA
LEOCIDES GOMES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
18/03/2019

Diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem matemática, se faz necessária a reflexão dos professores em relação à proposta de ensino nessa área, bem como às metodologias utilizadas. Assim, o objetivo desse trabalho é propor atividades práticas utilizando os recursos didáticos Origami e o Software GeoGebra para o processo de ensinoaprendizagem das progressões aritméticas e geométricas. Essa pesquisa, foi realizada com 30 alunos matriculados na 2ª série do ensino médio, na disciplina de matemática, em uma escola pública estadual. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como descritiva e de campo. A realização da pesquisa foi dividida em duas etapas, antecedidas pela aplicação de uma avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos quanto aos conteúdos de Geometria. Na primeira etapa ocorreram oficinas de aprendizagem sobre: Origami e Geogebra, ambas utilizando conceitos de Geometria que puderam ser trabalhados em nível de revisão. A segunda etapa foi aplicada uma avaliação da aprendizagem com situações problemas de PA e PG. A atividade evidenciou que a tríade: Resolução de Problemas - Origami – GeoGebra contribuiu de forma significativa para o estudo dos conteúdos e também para a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, verificou-se que tanto o Origami como GeoGebra foram ferramentas importantes no processo de ensino - aprendizagem de PA e PG.

Ensino de matemática;Resolução de Problemas;Origami e GeoGebra;Aprendizagem Significativa
Given the difficulties faced by students in mathematics learning, it is necessary reflection of teachers in relation to teaching proposal in this area, as well as the methodologies used. The objective of this work is to propose practical activities using teaching resources and Origami GeoGebra software for the teaching-learning of arithmetic and geometric progressions. This research was conducted with 30 students enrolled at the 2nd year of high school, mathematics discipline, in a state school. Regarding methodological aspects, it is descriptive and field research. The realization of the research was divided into two stages, preceded by applying a diagnostic evaluation to ascertain the prior knowledge of the students involved in the research in relation to the geometry content. In the first stage occurred workshops learning about the use of teaching resources and Origami Geogebra, both using geometry concepts that could be worked on revision level. The second step was applied an assessment of learning situations PA problems and PG. The activity showed that the triad ‘Problem Solving - Origami – GeoGebra’ contributed significantly to the study of the contents and also for student learning. In this context, it was found that both the Origami as GeoGebra were important aids in the teaching - learning process of PA and PG.
Mathematics Teaching;Problem Solving.;Origami and GeoGebra;Meaningful Learning
1
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
ORIGAMI COMO AÇÃO FACILITADORA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EXATAS

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROGERIA GAUDENCIO DO REGO Participante Externo
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
OTAVIO PAULINO LAVOR Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim