Introdução: Intervenções via internet são eficazes para redução do consumo de álcool entre universitários, porém os estudos apresentam elevadas taxas de abandono. Conhecer os fatores associados à adesão pode favorecer o desenvolvimento e potencializar os efeitos dessas intervenções.
Objetivo: Examinar a associação entre o perfil dos estudantes e de estratégias de recrutamento na adesão de universitários em uma intervenção via web para o uso de álcool.
Métodos: Participaram da pesquisa 46.329 universitários com idade entre 18 e 30, de todas as regiões do Brasil e que reportaram consumo de álcool nos últimos três meses. Utilizou-se três estratégias de recrutamento: convite aberto sem incentivo divulgado em um site, convite sem incentivo dirigido ao estudante ou com incentivo de créditos escolares. Os estudantes foram acompanhados após um, três e seis meses e o questionário avaliou características educacionais, sociodemográficas, nível de motivação e uso de álcool. Análises estatísticas consideraram modelos de regressão logística e nível mínimo de significância estatística de 5%.
Resultados: Mulheres (aOR=1,09 IC95%: 1,04; 1,14 p= 0.001) e estudantes com maior renda (aOR=1,32 IC95%: 1,21; 1,45 p<0,001) foram mais aderentes, assim como estudantes mais motivados (aOR=1,04 IC95%: 1,03; 1,05 p<0,001). Tiveram mais chance de aderir universitários que relataram consumo binge (aOR=1,26 IC95%: 1,19; 1,33 p<0,001) e com uso de risco (aOR=1,11 IC95%: 1,05; 1,18 p<0,001). O número de consequências negativas relacionadas ao uso de álcool não foi associado à adesão (aOR=0,99 IC95%: 0,98; 1,00 p=0,117). Já o recrutamento utilizando incentivos (créditos escolares) aumentou em 3,97 vezes a adesão (aOR=3,97 IC95%: 2,65; 5,95 p<0,001).
Conclusão: O uso de incentivo foi o principal fator associado à adesão. Características sociodemográficas, relacionadas ao uso de álcool e motivacionais influenciaram as taxas de adesão à intervenção via web. Os resultados podem auxiliar no desenvolvimento de futuras intervenções para o uso de álcool via internet.