Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
CINEMA E GEOGRAFIA: O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO
RENATA MICHELE MESSIAS
DISSERTAÇÃO
27/06/2019

Esta pesquisa aborda a relação entre Cinema e Ensino de Geografia, a partir do uso de filmes e suas contribuições como recurso didático em uma escola de ensino médio regular, localizada em Pau dos Ferros (RN). No decorrer deste trabalho, buscamos investigar o uso de filmes como recurso didático, identificar suas contribuições e eventuais problemas inerentes a sua utilização, e sinalizar formas de utilização desse recurso na sala de aula, com algumas proposições didáticas para o uso de filmes nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Os autores que compõem nosso aporte teórico, se classificam em quatro grupos: os estudiosos da história do cinema mundial como Mascarello (2006), Bernadet (2000), Costa (2006) e Figurelli (2013). Ariovaldo (2008), Callai (2001; 2010), Pessoa (2007) Castellar (2006) e Vesentini (2004; 2007) ao tratar do ensino de Geografia; Napolitano (2015), Duarte (2009), Christofoletti (2009) e Holleben (2007) debatendo o uso do cinema no ensino. Barbosa (2007), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que trazem essa questão para o âmbito da Geografia. O universo da pesquisa se refere a uma escola pública de ensino médio regular, localizada em Pau dos ferros/RN. Possuindo como sujeitos de estudo o professor efetivo de Geografia do ensino médio, bem como os alunos dos anos, 1ºA, 2ºA e 3ºA. Realizamos uma entrevista semiestruturadas com o professor de Geografia e, aplicamos questionários, aos alunos dos referidos anos. A investigação possui como abordagem principal a abordagem qualitativa, porém, em um dado momento utilizamos, de forma bem restrita, o levantamento de dados quantitativos primários, apenas para apuração dos questionários aplicados. Verificamos que o professor utiliza o filme no seu planejamento semestral, inclusive utilizando algumas obras fílmicas durante esse primeiro semestre. Que este recurso é bem aceito pela maioria dos alunos, que afirmaram gostar de assistir filmes no ambiente escolar e que estes contribuem para assimilação e aprendizagens de diversos conteúdos e temas intrínsecos à Geografia, ainda sendo responsável por contribuir para tornar as aulas mais interessantes e menos cansativas.

Filmes;Recurso Didático;Ensino de Geografia.
This research deals with the relation between Cinema and Teaching of Geography, based on the use of films and their contributions as a didactic resource in a regular high school, located in Pau dos Ferros (RN). In the course of this work, we sought to investigate the use of films as a didactic resource, identify their contributions and possible problems inherent to their use, and to indicate ways of using this resource in the classroom, with some didactic propositions for the use of films in classes Geography of High School. The authors who compose our theoretical contribution, are classified into four groups: the scholars of the history of world cinema as Mascarello (2006), Bernadet (2000), Costa (2006) and Figurelli (2013). Ariovaldo (2008), Callai (2001; 2010), Pessoa (2007) Castellar (2006) and Vesentini (2004; 2007) when dealing with the teaching of Geography; Neapolitan (2015), Duarte (2009), Christofoletti (2009) and Holleben (2007) debating the use of cinema in education. Barbosa (2007), Pontuschka, Paganelli and Cacete (2009) that bring this question to the scope of Geography. The research universe refers to a regular public high school located in Pau dos ferros / RN. Possessing as subjects of study the effective professor of Geography of high school, as well as the students of the years, 1ºA, 2ºA and 3ºA. We conducted a semi-structured interview with the Geography teacher and, we applied questionnaires, to the students of those years. The research has as main approach the qualitative approach, however, at a given moment we use, in a very restricted way, the collection of primary quantitative data, only to calculate the questionnaires applied. We verified that the teacher uses the film in his semester planning, including using some film works during that first semester. That this resource is well accepted by the majority of the students, who said they like to watch movies in the school environment and that these contribute to assimilation and learning of diverse contents and themes intrinsic to Geography, still being responsible for contributing to make classes more interesting and less tiresome.
Movies;Didactic Resource;Geography Teaching.
1
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A Construção Didática do Saber Geográfico e os desafios da Multiculturalidade: um olhar sobre a atuação do PIBID Geografia do CAMEAM/UERN

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARIA ANEZILANY GOMES DO NASCIMENTO Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim