Esta pesquisa aborda a relação entre Cinema e Ensino de Geografia, a partir do uso de filmes e suas contribuições como recurso didático em uma escola de ensino médio regular, localizada em Pau dos Ferros (RN). No decorrer deste trabalho, buscamos investigar o uso de filmes como recurso didático, identificar suas contribuições e eventuais problemas inerentes a sua utilização, e sinalizar formas de utilização desse recurso na sala de aula, com algumas proposições didáticas para o uso de filmes nas aulas de Geografia do Ensino Médio. Os autores que compõem nosso aporte teórico, se classificam em quatro grupos: os estudiosos da história do cinema mundial como Mascarello (2006), Bernadet (2000), Costa (2006) e Figurelli (2013). Ariovaldo (2008), Callai (2001; 2010), Pessoa (2007) Castellar (2006) e Vesentini (2004; 2007) ao tratar do ensino de Geografia; Napolitano (2015), Duarte (2009), Christofoletti (2009) e Holleben (2007) debatendo o uso do cinema no ensino. Barbosa (2007), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que trazem essa questão para o âmbito da Geografia. O universo da pesquisa se refere a uma escola pública de ensino médio regular, localizada em Pau dos ferros/RN. Possuindo como sujeitos de estudo o professor efetivo de Geografia do ensino médio, bem como os alunos dos anos, 1ºA, 2ºA e 3ºA. Realizamos uma entrevista semiestruturadas com o professor de Geografia e, aplicamos questionários, aos alunos dos referidos anos. A investigação possui como abordagem principal a abordagem qualitativa, porém, em um dado momento utilizamos, de forma bem restrita, o levantamento de dados quantitativos primários, apenas para apuração dos questionários aplicados. Verificamos que o professor utiliza o filme no seu planejamento semestral, inclusive utilizando algumas obras fílmicas durante esse primeiro semestre. Que este recurso é bem aceito pela maioria dos alunos, que afirmaram gostar de assistir filmes no ambiente escolar e que estes contribuem para assimilação e aprendizagens de diversos conteúdos e temas intrínsecos à Geografia, ainda sendo responsável por contribuir para tornar as aulas mais interessantes e menos cansativas.