Esta pesquisa tratou da expansão e oferta de educação profissional pela Rede
Federal de Educação, destacando a importância dos Institutos Federais neste
movimento, focando na sua finalidade de ministrar educação profissional técnica de
nível médio, prioritariamente na forma integrada. Esta expansão passa
necessariamente pela abertura de novos cursos, que segundo a legislação devem
acontecer de acordo com as demandas regionais, com os arranjos produtivos locais,
sociais e culturais, para que assim sejam formados profissionais – pessoas para o
mundo do trabalho. Nesta perspectiva, desenvolveu-se esta pesquisa pela
abordagem do processo de abertura de novos cursos, especialmente no que se
refere aos cursos técnicos integrados, por meio da investigação de dados, fontes,
legislação e atores sociais considerados neste momento. O estudo teve como
objetivo estruturar uma proposta metodológica para indicar possíveis caminhos de
abertura a novos eixos e/ou cursos técnicos integrados. A metodologia utilizada
neste trabalho foi qualitativa e exploratória. Utilizou-se ainda: pesquisa bibliográfica e
documental, para análise das leis e documentos que regem a Educação Profissional,
principalmente as que orientam o planejamento e criação de novos cursos;
Levantamento e diagnóstico das ações propostas pelos campi do Instituto Federal
do Paraná (IFPR) em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, para alcançar o
objetivo de estruturar uma metodologia para a abertura de cursos; Pesquisa de
campo, com aplicação de questionários eletrônicos com os Diretores de Ensino dos
25 campi do IFPR, além das Pró-Reitorias ligadas ao tema; Estudo de caso para
constatar as metodologias utilizadas para se planejar a abertura de alguns cursos
técnicos integrados do IFPR; Pesquisa de campo com representantes dos setores
econômicos, sociais e públicos, do município de São José dos Pinhais/PR
(município teste), realizando entrevistas, para compreender as necessidades da
sociedade da oferta de um curso técnico integrado. Constatou-se que são poucos os
documentos que orientam este momento tão importante para Instituição, e que
novas pesquisas e a construção de materiais que tratem da temática são
necessários. Por fim, esta pesquisa gerou a construção de uma síntese da
investigação aplicada, dos resultados e das discussões realizadas, apresentada
através do produto educacional intitulado “O início da abertura de Cursos Técnicos
Integrados: Um Guia Orientador”, que não teve como intuito ser uma fórmula
definitiva que apontasse a escolha de abertura de um curso – pois sabe-se que há
outros fatores que influenciam na decisão final da abertura de determinado
curso/eixo. No entanto, intui-se por este produto educacional os dados, fontes,
atores sociais e legislações a serem considerados neste processo. O Guia
Orientador serve como um material de apoio e consulta, haja vista consubstanciarse em caminho auxiliar na designação de possibilidades de cursos que melhor
atendam as demandas de uma região. As considerações feitas neste estudo
defendem e visam colaborar com a oferta de uma Educação Profissional pela Rede
Federal que seja gratuita, de qualidade e para todos.