Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Práticas em Desenvolvimento Sustentável (31002013024P0)
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM A UTILIZAÇÃO DE TEMA GERADOR SOCIOCIENTÍFICO, “SEMENTES FLORESTAIS”, COMO INSTRUMENTO NA SUSTENTABILIDADE DA CONSERVAÇÃO NATURAL
ARIENE BAZILIO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
26/09/2019

SANTOS, Ariene Bazilio dos. Prática pedagógica com a utilização de tema gerador sociocientífico, “Sementes Florestais”, como instrumento na sustentabilidade da conservação natural. 2019, 135p. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável). Instituto de Florestas, Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. O processo de desenvolvimento da sociedade trouxe mudanças socioculturais, afetando a percepção do ambiente pelos seres humanos, que passaram a vê-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, extrapolando os limites do uso dos recursos naturais. Frente a este cenário, esta pesquisa buscou transformar essa percepção através de uma proposta didática com temas geradores sociocientíficos como instrumento da educação ambiental. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas nos Municípios de Piraí e Barra de Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, com quatro turmas do 7° ano, anos finais do ensino fundamental, totalizando um número de 67 alunos. Foram instrumentos de coleta de dados: questionários, análise e levantamento de material bibliográfico e aplicação de atividades dissertativas e práticas. A pesquisa teve caráter qualitativo-quantitativo, onde no enfoque qualitativo foi realizada a análise subjetiva os dados, análise do discurso, e na parte quantitativa realizou-se a análise da frequência de ocorrência dos elementos significativos, análise de conteúdo. A aplicação da abordagem temática geradora sociocientífica de “Sementes Florestais” teve como base a metodologia, de caráter Freiriano, dos três momentos pedagógicos: Problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Ligada à essa metodologia, foi aplicada a proposta metodológica que considera o enfoque dos temas geradores em situações de estudo (SE), com base na articulação dos conteúdos curriculares entre si e os saberes adquiridos da vivência dos alunos. As atividades de campo tiveram a duração de um bimestre do ano letivo de 2018. Esperamos com a análise posterior dos resultados, que eles venham indicar que a abordagem pedagógica por meio de temas geradores sociocientíficos, seja uma estratégia produtiva na educação ambiental visando à conservação dos recursos florestais para a sustentabilidade.

Educação, Meio Ambiente, Didática Pedagógica
SANTOS, Ariene Bazilio dos. Pedagogical practice with the use of a socio-scientific generating theme, “Forest Seeds”, as an instrument in the sustainability of natural conservation. 2019, 135p. Dissertation (Master in Practices in Sustainable Development). Instituto de Florestas, Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. The process of development of society brought sociocultural changes, affecting the perception of the environment by human beings, who came to see it as an object of use to meet their wants, extrapolating the limits of the use of natural resources. Faced with this scenario, this research sought to transform this perception through a didactic proposal with socio-scientific generating themes as an instrument of environmental education. The research was carried out in two public schools in the municipalities of Piraí and Barra de Piraí, in the interior of the State of Rio de Janeiro, with four classes of 7th grade, final years of elementary school, totaling a total of 67 students. Data collection instruments were: questionnaires, analysis and collection of bibliographic material and application of dissertation and practical activities. The research was qualitative-quantitative, where in the qualitative approach was performed the subjective data analysis, discourse analysis, and in the quantitative part was carried out the analysis of frequency of occurrence of significant elements, content analysis. The application of the socio-scientific generating thematic approach of "Forest Seeds" was based on the Freiriano methodology, of the three pedagogical moments: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. Linked to this methodology was applied the methodological proposal that considers the focus of the generating themes in study situations (SE), based on the articulation of the curricular contents between them and the acquired knowledge of the students' experience. The field activities lasted for a two-month period of the 2018 school year. We hope with the later analysis of the results, that they will indicate that the pedagogical approach through socio-scientific generating themes is a productive strategy in environmental education aiming at the conservation of forest resources for sustainability.
Education, Environment, Pedagogical Didactics
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

PRÁTICAS EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
LINHA 3: MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Melhoramento e Propagação de Espécies Florestais

Banca Examinadora

TIAGO BOER BREIER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA MARIA DANTAS SOARES Docente - PERMANENTE
ROSA CRISTINA MONTEIRO Participante Externo
TIAGO BOER BREIER Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ 20

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.