A evasão escolar é um problema que afeta o IF Sudeste MG-Campus Rio Pomba e seu Ensino Médio Integrado (EMI). A principal causa, segundo documentos institucionais, é a falta de conhecimento dos ingressantes quanto à identidade dos cursos integrados e a identidade da própria instituição. Este distanciamento entre IF o e o público-alvo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao prejudicar o exercício de escolha de um curso, compromete tanto a formação quanto o futuro dos adolescentes que, muitas vezes, investem numa trajetória de formação com a qual não se identificam. Ao compreender a comunicação pública como aquela que busca informar para a construção da cidadania, ela se revela uma prática capaz de reduzir o distanciamento e o desconhecimento, favorecendo o comprometimento antecipado do aluno com a formação proposta pelo IF Sudeste MG. Sendo o comprometimento um fator de permanência, reduzem-se as chances do aluno evadir-se. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre evasão e comunicação pública no EMI do IF Sudeste MG -Campus Rio Pomba, entendendo esta última como instrumento em potencial para a aproximação da instituição com o público-alvo da EPT e para a promoção antecipada de conhecimento sobre a identidade do Campus e de seus cursos integrados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa voltada ao curso com maior índice de evasão no EMI: o Técnico em Agropecuária. A partir deste estudo, composto inicialmente por revisão bibliográfica e análise documental e, posteriormente, por entrevistas com adolescentes e com a profissional responsável pela comunicação naquela unidade, desenvolveu-se como produto educacional um aplicativo para dispositivos móveis, destinado à promoção de conhecimento sobre o referido curso: suas disciplinas, a carreira profissional, os espaços de formação do Campus Rio Pomba, aspectos da rotina escolar, entre outras características. Após ser validado pelo coordenador do curso em questão, o aplicativo foi disponibilizado aos mesmos adolescentes que haviam sido entrevistados para a criação da ferramenta. E, por meio dos relatos destes usuários, concluiu-se que a tecnologia foi capaz de promover conhecimento sobre a identidade do curso de Agropecuária na modalidade integrada e sobre o Campus Rio Pomba em pelo menos 70% dos casos, modificando a perspectiva dos estudantes sobre ambos, além de modificar expectativas de futuro em 94% dos adolescentes. Por fim, propõe-se a adoção da proposta pelo IF Sudeste MG –Campus Rio Pomba e a ampliação do experimento a todos os cursos integrados ofertados na unidade.