A educação profissional no Brasil, desde suas primeiras manifestações, a partir do século XIX, esteve ligada ao assistencialismo e à formação dos filhos da classe trabalhadora para o trabalho manual. Assim, a educação apresentava um caráter dual, com distinção entre o percurso formativo dos filhos da classe trabalhadora daquele oferecido aos filhos das elites, haja vista que para estes, o ensino destinava-se ao trabalho intelectual. Ao longo do tempo, inobstante as alterações legislativas visando pôr fim à referida dualidade, esta se mantinha nos currículos, ficando a educação profissional restrita a uma formação pragmática, que atendia aos interesses imediatos do mercado de trabalho. Com vistas a modificar este cenário, garantindo a todos os estudantes uma formação pautada no desenvolvimento omnilateral, surge o projeto de ensino médio integrado, que visa, para além de uma mera articulação entre o ensino médio e a educação profissional, uma formação emancipatória. Neste contexto, a educação jurídica, nesta etapa da educação, com vistas a levar aos alunos conhecimentos acerca de seus direitos e deveres, pode contribuir para o desenvolvimento cidadão e ético destes sujeitos, tornando-os críticos e conscientes de seu papel social. Isto posto, o objetivo geral deste estudo foi propor e analisar possibilidades de inserção da educação jurídica no ensino médio integrado com vistas a uma formação cidadã e ética, por meio da elaboração, aplicação e avaliação de sequências didáticas aplicadas no âmbito de um projeto de ensino de maneira integrada à disciplina de sociologia. O referencial teórico baseou-se nos estudos relativos à Educação Profissional no Brasil e as contribuições da educação jurídica para uma formação cidadã e ética no ensino médio integrado, integração como princípio orientador de práticas para a formação humana omnilateral, práticas educativas na perspectiva das pedagogias da conscientização e da libertação, metodologias ativas e interdisciplinaridade como ferramenta para a formação integral. No que tange aos instrumentos de coleta de dados, em uma primeira fase, para a elaboração do produto educacional, consistiram em análise
documental, questionários aplicados aos discentes e pesquisa bibliográfica. Os resultados sugeriram os temas para a elaboração do caderno de sequências didáticas para a educação jurídica no ensino médio integrado. Além disso, verificou-se a baixa compreensão dos alunos sobre seus direitos e deveres, tendo sido identificado, ademais, a importância de práticas pedagógicas integradoras, pautadas no protagonismo do discente, diálogo, trabalho em equipe e socialização do conhecimento, com vistas a garantir o pleno desenvolvimento dos educandos. O segundo momento consistiu na aplicação de uma das sequências didáticas, que foi avaliada por meio da observação da pesquisadora, diários elaborados pela docente de sociologia e questionários aplicados a ela e aos alunos. A partir da triangulação dos dados coletados, os resultados sugerem que os alunos tiveram bastante interesse pelo conteúdo e metodologias propostas, tendo estes contribuído para a formação cidadã e ética daqueles e, além disso, a articulação da educação jurídica com a sociologia consistiu em prática que enriqueceu a temática abordada oferecendo diferentes perspectivas para a formação do conhecimento, considerando-o, portanto, em diferentes dimensões, o que é enriquecedor no processo de aprendizagem.