Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
EDUCAÇÃO (25001019001P7)
ENSINO MÉDIO INTEGRAL OU INTEGRADO E A GESTÃO POR RESULTADOS: entre a mercadorização do ensino e a educação pública de qualidade
THAMYRYS FERNANDA CANDIDO DE LIMA NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
09/05/2019

Em Pernambuco, para minimizar a crise educacional diante dos resultados das avaliações externas e em busca da melhoria da qualidade da educação no Ensino Médio, acesso à qualificação profissional e inclusão social dos estudantes, foi instituído, em 2008, o Programa de Educação Integral (PEI), através da Lei Complementar nº 125, em 10/06/2008. O modelo de gestão adotado tem como referência os pressupostos da gestão privada, que estão associadas às premissas do referencial teórico da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEAR) aplicada à Educação, tendo como referência principal a sua utilização nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) e nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) do Estado de Pernambuco. Além disso, possui um sistema próprio de avaliação SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco) que tem a função de dar publicidade à noção de qualidade adotada pelo modelo de gestão por resultados, importada do mundo empresarial e importante fundamento do processo de responsabilização (accountability). Considerando o exposto, definimos como nosso problema de pesquisa: qual a relação que se estabelece nas escolas de Ensino Médio Integral e Integrado da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, entre a perspectiva da gestão por resultados e a educação pública de qualidade? Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa foi o de identificar e analisar a relação que existe, nas escolas de Ensino Médio Integral e Integrado da Rede Estadual de Pernambuco, entre a perspectiva da gestão por resultados e a educação pública de qualidade. O estudo fundamentou-se no materialismo histórico-dialético por entendermos que o objeto de estudo é resultante de um processo histórico, complexo e contraditório, permeado por contradições e disputas das classes sociais. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada através de revisão bibliográfica, levantamento de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e docentes de duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco: a EREM Austro Costa e a ETE José Humberto de Moura Cavalcanti. A pesquisa demonstra que existe uma relação antagônica entre a qualidade da educação da gestão por resultados adotada no PEI (aquisição de resultados, rankings) e a perspectiva de educação pública de qualidade (qualidade social). Visto que, a política educacional do Estado está pautada em pressupostos empresariais (eficiência, eficácia e produtividade) que têm uma dupla finalidade: criar indicadores de qualidade para fomentar o debate eleitoral e a competição e o ranqueamento das escolas e das redes de ensino, no sentido de criar a ambiência para a privatização do ensino, no caso atual, através das parcerias público-privadas na gestão das escolas, avaliação e monitoramento.

Ensino Médio;Educação Integral;Educação Integrada;Gestão e Avaliação Educacional;Qualidade da Educação.
In Pernambuco, to minimize the educational crisis due to the results of external evaluations and to improve the quality of education in high school, access to professional qualification and social inclusion of students, the Programa de Educação Integral (PEI) was instituted in 2008, through Complementary Law No. 125, on 06/10/2008. The management model adopted is based on the assumptions of private management, which are associated with the
High School;Integral education;Integrated education;Educational Management and Evaluation;Quality of education.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
POLÍTICA EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO INTEGRAL/INTEGRADO E/OU EM JORNADA AMPLIADA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO POR RESULTADOS ? os desafios para o Trabalho Docente

Banca Examinadora

KATHARINE NINIVE PINTO SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RAMON DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
KATHARINE NINIVE PINTO SILVA Docente - PERMANENTE
JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSE NILDO ALVES CAU Egresso - Doutorado

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - Bolsas de pós-graduação 24

Vínculo

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Não