Esta pesquisa surgiu a partir de uma preocupação sobre qual seria o conceito de Ensino Médio Integrado (EMI) para os alunos desse nível de ensino. Contudo, percebemos que esse problema conceitual atinge a equipe docente antes mesmo de alcançar os alunos. Objetivou-se, então, analisar as concepções de integração de ensino entre docentes licenciados e bacharéis já atuantes no EMI, comumente ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para tanto, enquanto dissertação de mestrado, este trabalho se insere na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Por via dos postulados da Análise do Discurso (AD) francesa (PÊCHEUX, 2016; FOUCAULT, 2009, 2010 e 2015) foram analisadas 16 entrevistas de docentes efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia, situado na zona rural da cidade de Uberlândia-MG. Os 16 discursos foram coletados por meio de entrevistas particulares, 8 deles licenciados e 8 bacharéis, dentro dos limites físicos do próprio Campus Uberlândia. As entrevistas foram gravadas através de gravador de voz portátil e, posteriormente, transcritas na íntegra. A escolha dos 16 docentes entrevistados aconteceu pela análise de seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes, a fim de selecionar primeiramente aqueles que apresentassem formação acadêmica apenas em licenciatura ou apenas em bacharelado. A base teórica sobre as concepções de integração de ensino se apoiou em Ramos (2008), Ciavatta (2005), Araújo e Frigotto (2015) e Machado (2010), e sobre a formação docente necessária para uma formação integrada se pautou em Maldaner (2017), Moura (2008), Machado (2008) e Oliveira e Silva (2012). Os resultados foram analisados em 4 eixos temáticos: primeiro contato, concepções, práticas pedagógicas do EMI e produto educacional. Para o primeiro eixo, nossa pesquisa concluiu que 15 dentre os 16 entrevistados tiveram o seu primeiro contato com o EMI apenas quando ingressaram na instituição, entretanto todos os 16 mencionaram não terem experimentado nenhuma discussão sobre formação integrada durante a sua formação acadêmica. De igual modo, para o segundo eixo temático, também não encontramos distinções entre docentes licenciados e bacharéis, haja vista que todos eles entendem integração de ensino por um viés funcional, isto é, atuar de forma interdisciplinar em sala de aula, por meio da comunicação entre disciplinas comuns ao Ensino Médio e disciplinas comuns à Educação Profissional, enquanto apenas 5 demonstraram entender a formação integrada de maneira mais holística. No terceiro eixo, este trabalho identificou um confronto mal revelado entre docentes licenciados e bacharéis, pois em suas práticas pedagógicas ainda subsistem fortes vínculos dentre os docentes de cada grupo. No quarto e último eixo, a pesquisa foi direcionada ao desenvolvimento de um produto educacional que pudesse contribuir para a consolidação de um perfil docente quanto à concepção de integração de ensino. Foi desenvolvido um webfólio, com acesso gratuito pela Internet, a fim de aglutinar variados materiais disponíveis em meio digital que pudessem auxiliar no entendimento desse conceito. Como forma de validação, o webfólio foi divulgado entre os mesmos 16 docentes entrevistados, os quais responderam a um questionário sobre o seu aspecto visual, conteúdo e estrutura.