O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica (Profept), teve por objetivo analisar a percepção dos estudantes do
campus Itabaiana quanto à participação estudantil nos espaços de gestão escolar do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). A condução teórica partiu da
concepção sócio – crítica da educação, vislumbrando a gestão democrática enquanto
estratégia fundamental para formação de sujeitos críticos, participativos e conscientes,
ratificando o estudante enquanto protagonista do processo educativo. As principais categorias
que delinearam essa pesquisa foram: fundamentação legal vigente (CF / 1988; LDB / 1996;
PNE / 2014), concepções e definições da gestão democrática (PARO, 2007; 2016(a); 2016(b);
LIBÂNEO, 2013); DOURADO, 2012), a autonomia escolar (GADOTTI, 1999; LÜCK, 2000;
FREIRE, 2006) e, a participação (LÜCK, 2013; 2015). Quanto aos aspectos metodológicos, é
uma pesquisa aplicada, com abordagem qualiquantitativa e teve por procedimento técnico o
estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coletas de dados foram utilizados: a pesquisa
bibliográfica, a análise documental, entrevistas e questionários para aplicação produto
educacional. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta
por Bardin (2011). Já a análise dos dados quantitativos partiu do Índice de Validação do
Conteúdo (IVC) e percentual de concordância conforme proposto por Alexandre e Coluci
(2011). Como principais resultados desse estudo identificamos nos documentos institucionais
12 canais de participação na gestão do IFS que garantem a representação estudantil. No
entanto, com a realização das entrevistas os estudantes demonstraram, no geral,
desconhecimento desses espaços de gestão, atendo-se em seus discursos, majoritariamente, ao
conselho de classes. Diante das limitações apresentadas nas entrevistas e confrontando-as com
o marco legal do IFS, apresentamos enquanto produto educacional a cartilha intitulada Gestão
Escolar Democrática: um fazer de muitas mãos. Na aplicação da cartilha junto aos técnicos do
IFS e ao público-alvo, foram avaliados o conteúdo, linguagem, ilustração e aprendizagem,
sendo quantificado o IVC de 0,99 e 0,93, equivalendo a um percentual de concordância
98,98% e 93,61%, respectivamente. Esses resultados demonstram que cartilha atende aos seus
objetivos e pode ser utilizada como instrumento de orientação aos estudantes quanto aos
mecanismos institucionais de participação na gestão escolar do IFS.