Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE EM PENITENCIÁRIA DA CIDADE DE PAU DOS FERROS - RN E A EFETIVIDADE DO ENSINO DESCOLONIAL COMO INSTRUMENTO “RESSOCIALIZADOR”
FRANCISCO DIOGENES FREIRES FERREIRA
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

Na presente dissertação objetivamos examinar as possibilidades compreendidas através do ensino no Complexo Penal de Pau dos Ferros – RN, visando compreender a experiência vivida pelos sujeitos encarcerados e sua percepção da educação recebida. Assumimos, como base teórica central, os estudos de Freire (1987), Goffman (1961), Walsh (2012), Foucalt (1987). A análise fenomenológica, com enfoque qualitativo, teve como objeto de análise um questionário respondido pela professora e pelos alunos do Complexo Penal. Esta pesquisa fenomenológica se propõe a entender a como funciona e quais são as percepções dos envolvidos nas atividades de ensino em uma penitenciária. Com isso, buscou-se entender quais as práticas em que se pautava a professora em suas aulas, sua visão acerca do sistema penitenciário, os sentimentos e desejos dos alunos estando dentro de um programa de educação prisional. Com base nas respostas foi possível fazer a redução fenomenológica e o encontro de unidades de sentidos através dos discursos. Nossas percepções finais apontam que, o ensino pautado em práticas libertadoras e reflexivas conseguem despertar, no aluno encarcerado, não só o interesse pelo estudo mas também a perspectiva de um futuro melhor e que, apesar de estarem em um ambiente prisional, existem possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas reflexivas e que respeitem a realidade do aluno preso utilizando-se do ensino como prática descolonial, respeitando os saberes locais e a construção do aluno até o momento das aulas.

Ensino descolonial;Ensino no sistema penitenciário;Educação libertadora
In the present dissertation, we aim to examine the possibilities understood through teaching in the Criminal Complex of Pau dos Ferros - RN, aiming to understand the experience lived by the imprisoned subjects and their perception of the education received. We assume, as central theoretical basis, the studies of Freire (1987), Goffman (1961), Walsh (2012), Foucalt (1987). The phenomenological analysis, with a qualitative focus, had as object of analysis a questionnaire answered by the teacher and by the students of the Penal Complex. This phenomenological research aims to understand how it works and what are the perceptions of those involved in teaching activities in a penitentiary, with this, we sought to understand what practices the teacher taught in his classes, his vision about the system penitentiary, the feelings and desires of the students being within a program of prison education, based on the answers it was possible to make the phenomenological reduction and the meeting of units of meanings through the speeches. Our final perceptions point out that the teaching based on liberating and reflexive practices can awaken in the imprisoned student not only the interest for the study but also the perspective of a better future and that although they are in a prison environment there are possibilities for the development of educational practices reflective and that respects the reality of the arrested student using the teaching as decolonial practice, respecting the local knowledge and the construction of the student until the moment of the classes.
Decolonial teaching;Teaching in the penitentiary system;Liberating education
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade

Banca Examinadora

MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA MARTINS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARCIO DE LIMA PACHECO Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não