Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
ETNOMATEMÁTICA: O SABER-FAZER DOS CISTERNEIROS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR
FERNANDO DE OLIVEIRA FREIRE
DISSERTAÇÃO
30/04/2019

A presente pesquisa versa sobre o saber-fazer etnomatemático dos construtores de cisternas – cisterneiros – atuantes no Semiárido brasileiro e sobre suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar, ao mesmo tempo em que dialoga com a pauta socioambiental, na perspectiva de uma educação contextualizada para convivência com o Semiárido. Para isto, esta dissertação tem como base teórica as concepções D'Ambrosianas e outros teóricos alinhados à essa temática. Além disso, duas comunidades rurais, localizadas no município de Alexandria/RN, perfizeram os lócus da investigação. Compuseram os sujeitos da investigação, dois cisterneiros atuantes no Estado do Rio Grande do Norte e, também, o inventor da cisterna de placas, o sertanejo Manoel Apolônio de Carvalho, mais conhecido como Seu Nel. A pesquisa ainda retratou, nesta perspectiva, uma ação pedagógica na escola local, sob a égide da Etnomatemática, a partir das práticas dos cisterneiros investigados. Para tal, contamos com a participação dos estudantes e professores de Matemática do 9° ano da Escola Estadual Governador Dinarte Mariz, também localizada em Alexandria/RN. Quanto os aspectos metodológicos, a pesquisa possuiu abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Para isto, valemos de elementos típicos de uma pesquisa etnográfica tais como: registro fotográfico, diário de campo, observação direta, entrevistas e questionários não-estruturados. Como resultado principal, constatamos que a prática dos cisterneiros é eivada de elementos e práticas etnomatemáticas que possibilitam outras formas de fazer-matemático e que, articulado com a Matemática Escolar, proporcionam estratégias de ensino que favorecem uma aprendizagem com significado. Por fim, esta pesquisa possibilitou a elaboração de um produto educacional, na forma de caderno de atividades, com a finalidade de subsidiar educadores que lidam com ensino de Matemática, na educação básica, trazendo um percurso metodológico norteador para implementação de ações pedagógica à luz da Etnomatemática e rol sugestivo de situações-problema que versam sobre conteúdos diversos do currículo de Matemática escolar, todas elaboradas de forma interdisciplinar, considerando o contexto socioambiental do Semiárido.

Etnomatemática;Aprendizagem com significado;Semiárido brasileiro;Cisternas de Placas
The present research deals with the ethnomathematical know-how of tank-cistern constructors working in the Brazilian Semiarid and about their contributions to the teaching-learning process of school mathematics, at the same time as it dialogues with the socio-environmental agenda, in the perspective of an education contextualized to coexist with the Semiarid. For this, this dissertation has as theoretical basis the D'Ambrosian conceptions and other theorists aligned to this theme. In addition, two rural communities, located in the municipality of Alexandria/RN, were the locus of the investigation. The subjects of the investigation were composed of two cisterns operating in the State of Rio Grande do Norte and also the inventor of the plate cistern, Manoel Apolônio de Carvalho, better known as Seu Nel. In this perspective, the research portrayed a pedagogical action in the local school, under the aegis of ethnomathematics, based on the practices of the cistern investigated. To this end, we have the participation of students and teachers of Mathematics of the 9th grade of the Escola Estadual Governador Dinarte Mariz, also located in Alexandria/RN. Regarding the methodological aspects, the research had a qualitative ethnographic approach. For this purpose, we used bibliographic research, field research, direct observation, open interviews and unstructured questionnaires to collect data. As a main result, we find that the practice of cisterns is influenced by ethnomathematical elements and practices that enable other ways of doing mathematics and, articulated with School Mathematics, provide teaching strategies that favor meaningful learning. Finally, this research made possible the elaboration of an educational product, in the form of a book of activities, with the purpose of subsidizing educators who deal with Mathematics teaching, in basic education, bringing a methodological course guiding the implementation of pedagogical actions in the light of ethnomathematics and suggestive role of problem situations that deal with different contents of the curriculum of school mathematics, all elaborated in an interdisciplinary way, considering the socio-environmental context of the Semiarid.
Ethnomathematics;Meaningful learning;Brazilian Semiarid;Plate Cisterns
01
194
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim