A presente pesquisa versa sobre o saber-fazer etnomatemático dos construtores de cisternas – cisterneiros – atuantes no Semiárido brasileiro e sobre suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem da matemática escolar, ao mesmo tempo em que dialoga com a pauta socioambiental, na perspectiva de uma educação contextualizada para convivência com o Semiárido. Para isto, esta dissertação tem como base teórica as concepções D'Ambrosianas e outros teóricos alinhados à essa temática. Além disso, duas comunidades rurais, localizadas no município de Alexandria/RN, perfizeram os lócus da investigação. Compuseram os sujeitos da investigação, dois cisterneiros atuantes no Estado do Rio Grande do Norte e, também, o inventor da cisterna de placas, o sertanejo Manoel Apolônio de Carvalho, mais conhecido como Seu Nel. A pesquisa ainda retratou, nesta perspectiva, uma ação pedagógica na escola local, sob a égide da Etnomatemática, a partir das práticas dos cisterneiros investigados. Para tal, contamos com a participação dos estudantes e professores de Matemática do 9° ano da Escola Estadual Governador Dinarte Mariz, também localizada em Alexandria/RN. Quanto os aspectos metodológicos, a pesquisa possuiu abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Para isto, valemos de elementos típicos de uma pesquisa etnográfica tais como: registro fotográfico, diário de campo, observação direta, entrevistas e questionários não-estruturados. Como resultado principal, constatamos que a prática dos cisterneiros é eivada de elementos e práticas etnomatemáticas que possibilitam outras formas de fazer-matemático e que, articulado com a Matemática Escolar, proporcionam estratégias de ensino que favorecem uma aprendizagem com significado. Por fim, esta pesquisa possibilitou a elaboração de um produto educacional, na forma de caderno de atividades, com a finalidade de subsidiar educadores que lidam com ensino de Matemática, na educação básica, trazendo um percurso metodológico norteador para implementação de ações pedagógica à luz da Etnomatemática e rol sugestivo de situações-problema que versam sobre conteúdos diversos do currículo de Matemática escolar, todas elaboradas de forma interdisciplinar, considerando o contexto socioambiental do Semiárido.