Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
POSSIBILIDADES DO AGIR COMUNICATIVO NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
AMANDA SANTOS DE QUEIROZ OLIVEIRA PAIVA
DISSERTAÇÃO
25/04/2019

Diante da complexidade que envolve as práticas pedagógicas, temos, nessa dissertação, um estudo sobre como as ações dos educadores mantém relação com os inúmeros contextos e saberes que se movimentam na cotidianidade dos seus fazeres, em um processo que se alterna em ações práticas repetitivas que se aproximam da ação instrumental e estratégica e se realizam para atender, prioritariamente, o mundo do sistema e as ações práticas criativas, comunicativas e intersubjetivas conduzidas na ação educativa com vistas ao desenvolvimento de processos emancipatórios. Assim, discutimos sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pela equipe gestora e docente em uma escola de Ensino Médio no Município de Martins/RN, na perspectiva da teoria da Ação Comunicativa em Jürgen Habermas (1999, 1987). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que utilizou-se a metodologia etnográfica educacional, além da pesquisa documental e exploratória. Os participantes deste trabalho estão divididos em dois grupos: a equipe gestora, composta por quatro membros, e os docentes, representados por três professores com formações diversificadas. Para a coleta de dados, utilizamos os seguintes instrumentos: observação participante, roteiro para observações, diário de bordo e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados mediante a análise de conteúdo consoante Bardin (2011), considerando categorias elencadas a partir da teoria habermasiana a saber: participação, não coerção, tipos de ação, atos de fala, entendimento, intersubjetividade, que perpassaram tanto os instrumentos utilizados como as pesquisas documentais no Projeto Político Pedagógico e em atas de reuniões administrativas e pedagógicas. Os resultados sugerem a percepção da existência de práticas centralizadoras, denotando fragilização da gestão democrática e isolamento pedagógico, ainda no cerne das problemáticas escolares que se mantém arraigadas à racionalidade instrumental. Contudo, relações simétricas entre os docentes e coordenadores pedagógicos, trabalhos coletivos entre os alunos e a reflexividade encontrada nos atos de fala dos participantes, ensejam possibilidades de ações não mais direcionadas, prioritariamente, pelo produto ou por resultados técnicos, mas sim pelo entendimento intersubjetivo e possíveis consensos nos espaços escolares.

Práticas Pedagógicas;Teoria da Ação Comunicativa;Intersubjetividade;Entendimento
Faced with the complexity that involves pedagogical practices, in this dissertation we have a study about how teachers’ actions maintains relation with innumerable contexts and knowledge that move in their daily life actions, in a process that alternates in practical actions repetitive that are approaching of instrumental and strategic action and are carried out to serve primarily the system world and creative actions, communicative and intersubjective practices conducted in educational action based on emancipatory processes development. Therefore, we discuss the pedagogical practices developed by the management team and teacher at a High School in Martins city/RN, from the Communicative Action theory perspective in Jürgen Habermas (1999, 1987). This is a research of qualitative approach in which the educational ethnographic methodology was used, besides documentary and exploratory research. This research’s participants are divided into two groups: the management team composed of four members, and the teachers, represented by three ones of different graduations. For data collection, we used the following instruments: participant observation, observation script, logbook and semi-structured interviews. The data were analyzed through content analysis according to Bardin (2011), considering categories based on the Habermasian theory, namely: participation, non-coercion, types of action, speech acts, understanding, intersubjectivity, which perpass both the instruments used and the documentary researches in the Political Pedagogical Project, besides notes of administrative and pedagogical meetings. The results suggest a centralizing practices' existence perception, denoting fragility of democratic management and pedagogical isolation, located in school problems that remain entrenched to instrumental rationality. Nevertheless, symmetrical relationships between teachers and pedagogical coordinators, collective work among students, and the reflexivity found in participants' speech acts, lead to possibilities for actions no longer directed primarily by product or technical results, but rather by intersubjective understanding and consensus in school spaces.
Pedagogical Practices;Communicative Action Theory;Intersubjectivity;Understanding
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
JOSE ERIMAR DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não