Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
DO ENCANTAMENTO DOS DESENHOS INFANTIS AO TRABALHO DOCENTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
MARCIA DA SILVA GONCALVES
DISSERTAÇÃO
22/04/2019

Esta dissertação intitulada “Do encantamento dos desenhos infantis ao trabalho docente: concepções e práticas, ” analisa as concepções e práticas dos docentes acerca dos desenhos na Educação Infantil em uma creche no município de Cajazeiras-Paraíba, considerando os aspectos histórico-culturais pertencentes a cada aluno, abordados no cotidiano da sala de aula. Para tanto, utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. Para fundamentar desde a retomada histórica do ensino de Artes culminando na compreensão do desenho como instrumento de linguagem no contexto da Educação Infantil, utilizou-se como aportes teóricos autores como Lowenfeld e Brittain (1977), Barbosa (1989, 1991), Vygotsky (2001, 2007), RCNEI (BRASIL, 1998), PCN de Artes (BRASIL, 2001), Mèredieu (2006), Ferreira (2008), Moreira (2008), Natividade, Coutinho e Zanella (2008), Mazzamati (2012), Rabello (2014), Augusto (2014), dentre outros. O lócus da pesquisa foi uma creche da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB. A amostra foi constituída por três professoras que lecionam nas turmas do Pré-escolar I e II. Os instrumentos para a construção dos dados foram questionários respondidos por essas professoras e observação sistemática das aulas por estas lecionadas. O tratamento dos dados baseia-se na análise de conteúdo, em que as informações construídas na pesquisa foram cuidadosamente interpretadas para chegar aos resultados. A investigação revelou que as docentes participantes da pesquisa compreendem o desenho infantil como uma atividade imprescindível para o desenvolvimento das crianças nos mais variados aspectos formativos, fazem uso frequente das produções de modo planejado/problematizado, com acompanhamento durante as suas realizações e solicitam ilustrações que permitem a exposição dos contextos histórico-culturais vivenciados pelos alunos.

Desenhos infantis;Concepções docentes;Práticas pedagógicas;Abordagem histórico-cultural
This essay entitled "From the enchantment of children's drawings to teacher's work": conceptions and practices, analysis the conceptions teachers about the children drawings in a municipal Day Care Center from Cajazeiras city, Paraíba, considering the cultural historic aspects of each student, daily addressed in the classroom. Therefore, for this research is used a bibliographic, field, explorative study, with a qualitative approach. In order to justify the historical recovery of the Arts education culminating in the understanding of drawing as a language instrument in the context of Early Childhood education, authors such as Lowenfeld e Brittain (1977), Barbosa (1989, 1991), Vygotsky (2001, 2007), RCNEI (BRAZIL, 1998), PCN of (2004), among others. The study locus was a municipal Day Care Center from Cajazeiras city, Paraíba. The sample was constituted by three teachers who taught in Preschool classes I and II. The tools for building the data were questionnaires, answered by these teachers and systemic observation from the classes given by them. The data handling bases on the content analysis in which all the information built were carefully interpreted to achieve the results. The study shows the teachers involved in the research understand the children's drawing as an indispensable activity to the children's development in the most several formative aspects, they make use frequently from the productions in a planned/ problematized way, with a monitoring during their happening, and they ask for illustrations that allows the cultural historic contexts exhibition experienced by the students.
Children's drawings;Teaching conceptions;Pedagogical practices;Historical-cultural approach
01
151
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ZILDENE FRANCISCA PEREIRA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim