Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
USO DE LABORATÓRIO MÓVEL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
ANDRE MAGNALDO FORMIGA SARMENTO
DISSERTAÇÃO
29/04/2019

No Ensino de Química, uma das grandes dificuldades para a inserção das práticas experimentais é a ausência de laboratório de Química ou Ciências. Poucas escolas dispõem de uma estrutura física que comporte os materiais e equipamentos necessários para desenvolver tais aulas. Diante dessa realidade, o que fazer para suprir ou minimizar o problema da falta de laboratório nas escolas públicas e a ausência de aulas práticas no Ensino de Química? Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho é analisar o impacto das aulas experimentais de Química na prática docente do Ensino Médio através de um recurso metodológico construído com materiais alternativos para subsidiar o processo de Ensino de Química: um Laboratório Móvel. Do ponto de vista de sua natureza, esta pesquisa é aplicada, exploratória com procedimentos técnicos do tipo pesquisa-ação e substancialmente qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com docentes de três escolas públicas da cidade de Sousa – PB e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, um questionário, uma aula prática e uma entrevista semiestruturada. O questionário evidenciou a necessidade de se desenvolver aulas práticas no Ensino de Química e a criação de um Laboratório Móvel de Química. A entrevista permitiu compreender que esse laboratório pode auxiliar no processo de Ensino de Química. De acordo com os docentes, o laboratório móvel permitiu uma melhoria no Ensino de Química através de aulas mais eficientes e seguras com a utilização desse espaço pedagógico. Além disso, reduziu o tempo em que o professor passava organizando o material para levar até a sala de aula, a probabilidade de causar acidentes no percurso e a facilidade de transportar e armazenar todo o material em um só lugar. Portanto, espera-se que a partir deste estudo, outros pesquisadores e estudiosos possam aprofundar esta temática, salientando que toda a discussão, acadêmica ou científica, traga contribuições com caráter inesgotável, visando à efetivação do Ensino de Química em consonância com as práticas e estratégias educacionais vivenciadas no ambiente escolar.

docencia;Ensino de Quimica;práticas experimentais;materiais alternativos
In Chemistry Teaching, one of the great difficulties for the insertion of the experimental practices is the absence of a laboratory of Chemistry or Sciences. Few schools have a physical structure that includes the materials and equipment needed to develop such classes. Faced with this reality, what to do to supply or minimize the problem of lack of laboratory in public schools and the absence of practical classes in Chemistry Teaching? In this perspective, the purpose of this work is to analyze the impact of the experimental chemistry classes in the teaching practice of High School through a methodological resource built with alternative materials to subsidize the process of Teaching Chemistry: a Mobile Laboratory. From the point of view of its nature, this research is applied, exploratory with technical procedures of the type research-action and qualitative. The research developed with teachers from three public schools in the city of Sousa – PB and used as instruments of data collection, a questionnaire, a practical class and a semi-structured interview. The questionnaire evidenced the need to develop practical classes in Chemistry Teaching and the creation of a Mobile Laboratory of Chemistry. The interview allowed us to understand that this laboratory can aid in the teaching of chemistry. According to the lecturers, the mobile laboratory allowed an improvement in Chemistry Teaching through more efficient and safe classes with the use of this pedagogical space. In addition, it reduced the time the teacher spent organizing the material to take to the classroom, the probability of causing accidents in the course and the ease of transporting and storing all the material in one place. Therefore, it is expected that from this study, other researchers and scholars can deepen this theme, stressing that all discussion, academic or scientific, bring inexhaustible contributions, aiming at the effectiveness of teaching chemistry in line with practices and strategies experiences in the school environment.
teaching;chemistry;experimental practices;alternative materials
01
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ULYSSES VIEIRA DA SILVA FERREIRA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não