Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS GASES COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ANNE FABELLY RAMALHO CEZARIO
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

A preocupação com o meio ambiente passa invariavelmente pela análise acerca da utilização dos recursos naturais disponibilizados na natureza. Não é de hoje que vêm sendo formuladas e executadas diversas políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente no sentido de implementar ações, projetos e pesquisas que objetivam avaliar os impactos sofridos pela atuação humana. Assim, esta pesquisa investiga as metodologias educacionais implementadas em sala de aula que podem auxiliar na compreensão acerca da necessidade de proteção e de preservação do meio ambiente através do estudo dos gases. A importância dessa análise surgiu em razão da insuficiência de medidas educacionais voltadas à preocupação e à preservação do meio ambiente em razão da não obrigatoriedade de inserção da Educação Ambiental como disciplina obrigatória em todos os níveis educacionais. Nessa perspectiva utiliza-se uma sequência didática para construção de conceitos relacionados aos gases com enfoque na educação ambiental. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio totalizando 30 alunos que são discentes da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José localizada em São José de Piranhas-PB. Para tanto, foi utilizada uma abordagem metodológica com aplicação de um questionário prévio (pré-teste), apresentação de um documentário que discute as catástrofes ambientais, um quiz sobre o efeito estufa e sobre a importância dos gases no nosso dia a dia. Também foi feita uma intervenção em sala de aula com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e na sequência os alunos construíram mapas conceituais sobre a importância e a interferência dos gases na educação ambiental. Finalmente, com o intuito de verificar se houve evolução na aprendizagem dos alunos, foi aplicado um pós-teste e as respostas ao mesmo foram tratadas estatisticamente com o uso do software SPSS. Os principais resultados desta pesquisa são apresentados na forma de tabelas, gráficos e figuras.

Educação Ambiental;Gases;Intervenção;Meio Ambiente
The concern with the environment invariably passes through the analysis of the use of natural resources made available in nature. It is not today that several public policies aimed at the preservation of the same have been formulated and executed, in order to implement actions, projects and research that aim to evaluate the impacts suffered by human performance. This research investigates the educational methodologies implemented in the classroom that can help in understanding the need for protection and preservation of the environment through the study of gases. The importance of this analysis arose because of the insufficiency of educational measures focused on the concern and preservation of the environment due to the non-obligatory insertion of Environmental Education as a compulsory subject at all levels of education. From this view, a didactic sequence is used to construct concepts related to gases with a focus on environmental education. The research is being carried out in two classes of the 3rd year, totaling 30 students, from the São José de Piranhas-PB. For that, a methodological approach has been used with the application of a previous questionnaire (pre-test), presentation of a documentary that discusses the environmental disasters. It will also be a classroom intervention with the use of two Educational Objects extracted from the International Bank of Educational Objects provided by the MEC, being a quiz that presents multiple choice questions where the student can test their knowledge about concepts of Chemistry and its relation to the greenhouse effect and the other, an object that brings animations from where we can find the gases in our daily life. The students will be encouraged to construct conceptual maps on the importance and interference of gases in environmental education. Finally, a post-test will be applied in order to verify if there was evolution in the students learning.
Environmental Education;Gases;Intervention;Environment
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim