A educação médica tem-se modificado nas últimas décadas e várias modalidades de ensino ativo tem sido propostas em contraposição ou como complementação ao ensino tradicional. Recursos de e-learning vêm sendo cada vez mais utilizados como complemento no ensino médico e da Dermatologia. Objetivos: os objetivos deste estudo foram desenvolver e validar um módulo optativo presencial com complementação a distância para ensino de Dermatologia. Métodos: trata-se de estudo de análise documental com desenho instrucional e analítico longitudinal em que, entre os anos de 2012 e 2016 foi proposto treinamento complementar ao atendimento clínico em Dermatologia para alunos do 5.ano médico em estágio em ambulatório multidisciplinar no Centro Alfa de Humanização do Ensino da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foi desenvolvido um módulo consistindo de quatro blocos semanais de 5 horas cada, com atividades ambulatoriais seguidas de discussões presenciais em pequenos grupos, com imagens para descrição de lesões e discussão diagnóstica, complementado por atividades virtuais com recursos de internet como jogos e tutoriais de acesso livre, cujos links eram disponibilizados no ambiente Moodle semanalmente como tarefa de casa. O conteúdo compreendia treinamento em descrição morfológica de lesões elementares, doenças cutâneas inflamatórias e infecções cutâneas comuns, erupções por medicamentos, pele e doenças sistêmicas e câncer cutâneo. A avaliação se deu por provas pré e pós de tipo escritas (dissertativas e de múltipla escolha) e questionário de avaliação com questões fechadas e abertas, com análise quantitativa e qualitativa, para avaliar a aceitação dos alunos quanto a este novo método de treinamento; Resultados: Dos 421 alunos que acessaram o ambiente Moodle, 354 alunos (56,28%) realizaram as provas escritas, 357 (56,75%) realizaram as de múltipla escolha e 297 (47,22%) responderam ao questionário. Na avaliação global, considerando os alunos que fizeram as duas provas antes e depois do curso (n=229), houve desempenho significantemente melhor ao final do treinamento, em relação ao do início (p<0,001), com mediana de notas, respectivamente, de 4,6 e 5,8; o desempenho nas provas descritivas aumentou significantemente após o módulo (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,7 e 6,7 antes e depois do curso, bem como o desempenho nas provas de múltipla escolha (p<0,001) com medianas respectivamente de 4,4 e 5,0 antes e depois do módulo. Em resposta ao questionário, os alunos referiram dificuldade prévia com a aprendizagem em Dermatologia em geral e especialmente na descrição de lesões elementares. A maioria não encontrou dificuldade no curso e aprovou o formato de discussões em pequenos grupos, além do material disponibilizado virtualmente, considerados interativos e didáticos. Também foram relatados problemas de organização pessoal na realização das tarefas. Vários citaram necessidade de mais atendimento a doentes nesta fase do internato. Eles dedicaram de uma a três horas semanais para as atividades virtuais. O modelo semipresencial foi considerado adequado por 71,04% e 85,19% identificaram contribuição ao aprendizado. Conclusão: este módulo semipresencial, interativo e usando recursos de internet de livre acesso, foi eficaz no reforço de conceitos em Dermatologia e no incremento de conhecimento de doenças cutâneas comuns e na habilidade de descrever morfologicamente as lesões cutâneas na população de alunos estudada.