A Educomunicação apresenta-se como núcleo de estudo e análise desta dissertação. Com caráter descritivo e exploratório, o estudo compreende as contribuições da Educomunicação para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio. O problema de pesquisa parte das dificuldades enfrentadas por professores de Língua Inglesa em desenvolver significativamente o processo de ensino e aprendizagem. Apresenta-se como questão de pesquisa: Em que as perspectivas educomunicativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio? Em tempos de discussões acerca do futuro da educação e das transformações sociais e tecnológicas, é imprescindível repensar as práticas pedagógicas concernentes ao ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio. O campo de conhecimento da Educomunicação é um paradigma em construção que potencializa ações comunicativas no processo educativo. Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida ponderando essa dimensão da Educomunicação como pertinente para as reflexões acerca do ensino de Língua Inglesa. O objetivo geral é compreender em que as perspectivas educomunicativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Médio. Trata-se de uma investigação qualitativa que se inicia com o estudo de referenciais teóricos que sustentam as áreas da Educomunicação: Soares, I. (2002, 2011, 2014a, 2014b), Freire (1967, 1983, 1987, 1988, 2007), Kaplún (2002, 2011, 2014), Sartori (2010, 2014), Orozco Gómez (2011a, 2011b, 2014), Martín-Barbero (1996, 2002, 2011a, 2011b); da Língua Inglesa: Barcelos (2004, 2010), Basso (2010), Dutra (2010), Leffa (1999, 2011, 2012), Lima et al. (2010), Paiva (2003), Siqueira K. (2011) e Siqueira S. (2010). A segunda etapa destina-se à incursão ao campo empírico, pesquisando professores, por meio de entrevistas semiestruturadas, e estudantes, mediante aplicação de questionário. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2016). De acordo com a pesquisa, professores demonstram as incertezas referentes às práticas pedagógicas e os inúmeros desafios que encontram. Estudantes apontam para o desejo de comunicação. Os conteúdos e metodologias atuais do ensino de Língua Inglesa, por vezes, parecem não fazer sentido e não alcançam expressivamente os objetivos planejados. As formas de compreensão dependem do quanto o objeto de estudo faz sentido às realidades dos estudantes. Conjecturamos as possibilidades de as práticas educomunicativas promoverem mais significado na elaboração de sentidos significativos para os saberes compartilhados nas aulas de Línguas.