Um dos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a construção de um currículo articulado e interdisciplinar, de forma que haja diálogo entre a teoria e a prática e entre os componentes curriculares, onde o aluno alcance a formação omnilateral. Visando à construção interdisciplinar do conhecimento e à formação integral do aluno, a corrida de orientação se mostra como uma prática promissora no ambiente escolar, devido ao seu alto poder de plasticidade e adaptabilidade, no qual articula os componentes curriculares de maneira envolvente e divertida. Desta forma, objetiva-se com este estudo, analisar a corrida de orientação como uma prática viável na educação profissional e tecnológica, voltada para o despertar no discente o interesse pela prática. Parte-se das premissas que as aulas de Educação Física, levando em consideração a falta de espaço físico ou do ambiente adequado à prática esportiva existente na maioria das instituições de ensino, são uma verdadeira prova às capacidades de criatividade e improvisação dos docentes da área. A corrida de orientação é uma prática inovadora capaz de se adaptar ao espaço disponível, no ambiente escolar, onde a utilização de conhecimentos de outros componentes curriculares são indispensáveis para a prática. Caracteriza-se, quanto à abordagem, como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e questionários aplicados a: i) 88 estudantes do Ensino Técnico Integrado, matriculados nos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática e Análises Químicas, com idades entre 14 e 16 anos, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Cascavel; e ii) aos 13 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que avaliaram o produto final. Para análise dos dados, foi realizada a análise de conteúdo nos questionários, com o propósito de identificar e obter as informações necessárias para conhecer as realidades desses grupos, relacionando a proposta interdisciplinar dos Institutos Federais de Educação em busca da formação integral dos estudantes e o componente curricular de Educação Física. A convergência dos resultados de todo o processo da pesquisa, a revisão da literatura consultada e a análise da pesquisa-ação e de conteúdo realizada nos questionários, possibilitou: i) definir as categorias de análise que permitiram construir atividades teórico-práticas, as quais utilizaram os recursos tecnológicos disponíveis como um acessório inescusável no ambiente escolar moderno; ii) identificar, a partir da percepção dos estudantes, atividades práticas que vão ao encontro das práticas pedagógicas inovadoras, na construção das atividades de forma coletiva; e iii) desenvolver uma sequência didática com vistas a promoção da corrida de orientação em suas diversas utilidades na educação profissional e tecnológica. O planejamento e a construção do produto educacional, a sequência didática para a corrida de orientação convergiu para um material textual que possuísse aplicabilidade no contexto da educação física, por meio de uma perspectiva utilitarista/intencionalista, e quando avaliado apresentou boa aplicabilidade, obtendo potencialidade enquanto instrumento de orientação a uma prática pedagógica inovadora e de utilização no cotidiano da educação profissional e tecnológica de forma interdisciplinar.