As competências socioemocionais despertam o interesse de profissionais de diferentes áreas, tais
como educação, economia, psicologia e neurociência, visando identificar e mensurar aspectos
acadêmicos, emocionais, sociais e econômicos que poderiam predizer a aprendizagem dos
estudantes com o propósito de contribuir para o delineamento das políticas públicas
educacionais. As competências socioemocionais são consideradas características individuais que
se manifestam em padrões consistentes de pensamentos, sentimentos e comportamentos, além de
serem preditivas de desempenho futuro, maleáveis por estarem em desenvolvimento no processo
de aprendizagem e acionáveis, uma vez que estão sob influência das experiências e intervenções
escolares. As avaliações educacionais são relevantes para mensurar a aprendizagem nas
diferentes áreas do conhecimento, considerando o currículo adotado pelos sistemas de ensino
assim como o desenvolvimento das competências socioemocionais são importantes para predizer
resultados no contexto escolar. Na pesquisa psicológica destaca-se o modelo do Big Five como
organizador das competências socioemocionais em cinco dimensões: conscienciosidade,
neuroticismo, extroversão, amabilidade e abertura a novas experiências. A literatura apresenta
pesquisas sobre a relação entre as competências socioemocionais e desempenho acadêmico,
indicando que tais competências podem ser desenvolvidas intencionalmente no ambiente escolar
e são tão importantes quanto às competências cognitivas para a obtenção de bom desempenho
acadêmico. Desse modo, o presente estudo tem como objetivos (a) estudar a validade de critério
das escalas do SENNA v.1.0 e v.2.0, (b) identificar perfis socioemocionais via análise de cluster
das competências socioemocionais e (c) investigar a validade incremental dos perfis ao predizer
o desempenho acadêmico via avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática. Foram
realizados dois estudos, sendo que o primeiro estudo investigou a relação das competências
socioemocionais com desempenho acadêmico dos estudantes nas avaliações educacionais em
larga escala, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, considerando a amostra do Rio de
Janeiro a partir das respostas do Inventário de Avaliação Socioemocional SENNA v 1.0. O
segundo estudo investigou a mesma relação, mas com a amostra de São Paulo e as respostas do
SENNA v 2.0. Os resultados da análise de cluster indicaram que as dimensões Abertura ao novo,
Extroversão e Lócus de controle mostraram resultados estatisticamente significativos com o
desempenho acadêmico nas duas áreas do conhecimento, Língua Portuguesa e Matemática.
Quando examinadas em conjunto, verifica-se que os resultados incrementam a predição, além
das contribuições individuais de cada uma das seis competências descritas anteriormente. Com
base nos resultados, foi possível concluir que as competências socioemocionais possuem um papel
relevante no contexto educacional na predição da aprendizagem.