Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
EDUCAÇÃO (31003010001P0)
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: estudo de caso de uma experiência em formação continuada para profissionais da Educação Básica
ELSON LUIZ BARBOSA FILHO
TESE
05/07/2018

O texto em questão tem como objetivo analisar uma experiência de formação continuada na modalidade EaD para profissionais da educação básica, em sua maioria, visando o aperfeiçoamento para a implementação da temática das relações raciais no ambiente escolar. Como aporte metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O texto é dividido em duas partes distintas e complementares. Na primeira, é feito o estudo da base epistemológica e conceitual do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (Penesb), instituição responsável pelo curso Educação e Relações Raciais (ERER), foco de nosso estudo. Em relação a este, foram analisadas suas peculiaridades, como currículo e seus componentes; as principais fases e dinâmicas empregadas no desenvolvimento da formação oferecida; a mediação realizada pelos professores on line; o perfil do público assistido, como divisão por gênero, idade, área de atuação, tempo de formação, local de atividade, engajamento em movimentos sociais e demandas ocasionais. A segunda e mais importante parte da pesquisa é em relação à análise da elaboração dos trabalhos de final de curso ou Projetos de Transformação, como foram denominados. Foram analisados os objetivos e justificativas dos temas escolhidos pelos cursistas para elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), as fases de construção da produção, os questionamentos e tensões envolvidos no processo e os resultados finais obtidos. Em suma, os Projetos consistiam na ida ao campo por parte dos profissionais em formação, para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no curso, via ressignificação dos currículos escolares para inserção das temáticas raciais ao longo de um semestre letivo. Os projetos inicialmente apresentados foram discutidos em confronto com a realidade de cada ambiente de trabalho, principalmente com o perfil dos estudantes atendidos pelos cursistas em fase de especialização em educação das relações raciais. Foram realizadas experiências e a partir das mesmas, foram produzidos conhecimentos que comprovaram os efeitos positivos da educação das relações raciais, incorporada nos currículos da educação básica por meio de um trabalho realizado por profissionais em processo de uma formação ancorada na universidade.

Educação;Formação continuada;Combate ao racismo.
The text presented refers to the case study of an experience of continuing education in the Distance Learning (DL) modality for professionals of basic education, in order to enable them to implement the theme of racial relations in the school environment. As a methodological contribution, the bibliographical research, the case study and the research-action were used. The text is divided into two distinct and complementary parts. In the first, the study of the epistemological and conceptual basis of the Black Education Program in the Brazilian Society, institution responsible for the Education and Racial Relations course, is the focus of our study. In relation to this, were analyzed its peculiarities, as curriculum and offered disciplines; the main phases and dynamics employed in its activities; mediation played by on line teachers; profile of the assisted public, such as division by gender, age, area of activity and time of formation, place of activity; engagement in social movements; and more urgent demands. Crossing the data collected with those available on teaching was done in a macro perspective, analyzing if the profile of the teachers in an expanded vision was verified in the participants of the course. All this with the objective to discuss the reasons that led certain public to look for the Education and Racial Relations course and what its demands. The second and most important part of the research is in relation to the analysis of the making of the end-of-course works or Transformation Projects, as they were called. The purposes of choosing a particular form of Completion of Course Work, its objectives; the step-by-step construction of them, the questions and tensions involved in the process and the final results obtained were investigated. In summary, the Projects consisted of the students going to the field to put into practice the knowledge acquired in the course, through the re-signification of the school curricula for insertion of the racial themes throughout a semester. Several projects were discussed, presenting them in a real way, to present the various possibilities of implementation of the theme in the various fields of knowledge. The dialogue made it possible to get to know the experiences and knowledge that emerged in the didactic and pedagogical aspect capable of transforming the school curricula for the effectiveness of the Racial Relations theme, in order to fight against racism and all forms of prejudice.
Education;Continuing education;Fight against racism.
I
255
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
DIVERSIDADES, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Perfil dos pós-graduandos quanto a raça, gênero e pessoas com deficiência

Banca Examinadora

IOLANDA DE OLIVEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
IOLANDA DE OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
MARCIA MARIA DE JESUS PESSANHA Participante Externo
MARIA ELENA VIANA SOUZA Participante Externo

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim