Por meio desta pesquisa buscou-se compreender como se constituiu o cenário de reintrodução da Sociologia nas escolas de Ensino Médio no estado de Santa Catarina. O objetivo principal foi evidenciar como se configuraram as relações sociais do subcampo do ensino de Sociologia que propiciaram o retorno desta disciplina na educação básica no estado de SC em 1998, fortalecendo-se como disciplina obrigatória até o ano de 2008; ou seja, como se configurou a Lei Complementar n. 170, de 1988, que foi discutida e aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A principal justificativa para esta proposta de pesquisa, diz respeito ao impacto provado (e pouco estudado) pela defesa da Sociologia escolar em Santa Catarina. De orientação qualitativa, a pesquisa fundamentou-se na sociologia de Pierre Bourdieu, para a análise da configuração do campo. O método de investigação do trabalho, em primeira instância, baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de sociologia e suas condições históricas e sociais no Brasil e em Santa Catarina, assim como na relação entre os cientistas sociais e a escola. A pesquisa também se baseou em uma análise do ponto de vista documental, tendo como base oficial a legislação brasileira, os documentos arquivados que descrevem o processo através dos discursos parlamentares da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e os pareceres favoráveis das comissões de finanças, de justiça e de educação, na legislação brasileira, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na legislação do estado de Santa Catarina. Para o processo de investigação dos agentes sociais envolvidos na pesquisa, os instrumentos metodológicos se basearam na coleta de dados de entrevistas semiestruturadas realizadas com antigos professores da Universidade Federal de Santa Catarina, articulados com o LEFIS e o ensino de sociologia, além de entrevistas com antigos professores da Secretaria da Educação de Santa Catarina. Por meio do estudo, chegou-se à conclusão de que, devido ao longo processo construído nacionalmente sobre o lugar e o sentido da sociologia no currículo nacional, foi possível expandir para vários estados a obrigatoriedade desta disciplina, além de ter sido possível construir uma tradição sociológica na realidade escolar. Esse movimento, em âmbito local, somente foi possível por meio da presença ativa de agentes importantes, que consolidaram novas perspectivas para o subcampo do ensino de sociologia, acarretando na consolidação desta ciência no âmbito escolar.