O objetivo deste trabalho foi analisar se as ações educativas realizadas pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) e Fundações, em parceria com as escolas públicas localizadas no Centro Histórico de São Luís, estão contribuindo para uma melhor qualidade do ensino na rede oficial e possível aumento do IDEB. O quadro teórico desta tese, foi construído apoiado nas ideias e reflexões dos autores: José Carlos Libâneo, Jaume Trilla, Geraldo Caliman, Vera Maria Vidal Peroni e principalmente Maria da Glória Marcondes Gohn, por valorizarem a educação não formal, e reconhecerem a importância da articulação entre os diferentes espaços de ensino como uma possibilidade de incrementar as práticas pedagógicas adotadas e a melhoria da qualidade de ensino em geral. O estudo foi realizado em três fases: a primeira de caráter exploratório, levantamento documental em torno de referências acadêmicas e normativas. A segunda abrangeu a pesquisa de campo, coleta de dados via questionários e entrevistas semiestruturadas. Por último, foi realizada a análise dos dados, discussões dos resultados, culminando com a conclusão e elaboração do relatório final. Como campo de pesquisa, foram selecionadas seis escolas da rede de ensino público municipal de São Luís/MA, que atendem ao Ensino Fundamental, e realizam parcerias com seis ONGs, com foco nas ações educativas voltadas para o reforço escolar. Destacou-se que as escolas selecionadas e as ONGs, estão localizadas no Centro Histórico de São Luís, região carente de infraestrutura, saneamento básico e segurança pública. Os sujeitos da pesquisa foram os seis coordenadores das ONGs e os seis gestores das escolas, pela sua importância na dinâmica e funcionamento das Instituições e pela relevância que esses atores possuem na gestão do processo ensino-aprendizagem no cotidiano dos espaços pesquisados. Percebeu-se um leve tom de crítica nas entrevistas dos gestores, em sua maioria, foram comentários elogiosos quanto às parcerias existentes entre as escolas e ONGs. Cabe salientar que todos os seis gestores entrevistados foram indicação política pelo atual governo municipal. Esta tese apresentou dados importantes para avaliação das políticas públicas educacionais desenvolvidas na cidade de São Luís, bem como, a contribuição das parcerias firmadas entre Escolas e ONGs, concentrado no desempenho dos alunos, melhoria na qualidade do ensino e no IDEB. No entanto, percebemos pelo número reduzido de alunos atendidos, que esta última afirmação não pode ser feita. Muito embora, as declarações das gestoras tenham sido favoráveis nesse sentido, entendemos que as ações educativas contribuem sim de forma positiva na perspectiva da melhoria da qualidade do ensino, porém, pelo diminuto quantitativo de atendimentos, consideramos ser inconsistente e impreciso afirmar, que as parcerias realizadas entre ONGs e escolas contribuem para o aumento do IDEB, fato este que implica e compromete a concretização da Meta 2 - Estratégia 2.28 do PME de São Luís (2015-2024).