O uso de podcasts como apoio pedagógico apresenta variados propósitos, podendo ser empregados
em disciplinas dos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma tecnologia de fácil portabilidade e com
uma das mais modernas configurações entre os formatos sonoros disponíveis na Web. No entanto,
apesar de se demonstrar como um recurso favorável ao ensino, o que se percebe é que os podcasts,
depois de produzidos/utilizados, ficam diluídos na Rede e muitas vezes não são compartilhados. Nesta
perspectiva, os repositórios digitais parecem ser uma opção aos usuários para encontrar podcasts de
forma rápida e viabilizar o processo de procura desta tecnologia. Os repositórios digitais são bases de
dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área
temática, podendo armazenar arquivos de diversos formatos. Frente ao exposto, esta pesquisa visou
apresentar uma proposta de repositório digital de armazenamento de podcasts para a Educação. Como
abordagem metodológica, pesquisa de cunho qualitativo de caráter exploratório. Quanto aos meios,
pesquisa Telematizada, tendo como referência quatro repositórios mantidos pelo Ministério da
Educação, MEC: o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), o Portal do Professor, a Rede
Interativa Virtual da Educação (RIVED) e o Domínio Público. A análise dos repositórios foi alicerçada
em critérios de avaliação relacionados a metadados, institucionalização, usuários, visibilidade e
políticas. A investigação realizada serviu tanto para verificação da presença de podcasts como
orientação para o delineamento da proposta de repositório para podcasts. Os resultados demonstraram
o quanto os repositórios estudados apresentam escassez em relação a disponibilização de podcasts,
com a possibilidade de estarem inseridos nos ambientes pesquisados de forma equivocada e não
respondem com fidedignidade às buscas. Dentre os pontos positivos, destacamos adaptações dos
repositórios quanto aspectos de acessibilidade e políticas dos repositórios, esta última preenchendo de
forma favorável quase todos os requisitos questionados. Quanto as limitações dos repositórios,
podemos destacar a falta de orientações específicas quanto aos metadados e a indexação dos objetos,
tipos de licenças dos objetos dos repositórios e tipos de buscas. Observamos, também, poucas
iniciativas motivacionais aos depósitos de materiais e a carência de ligação às redes sociais bem como
poucas oportunidades de interação entre os usuários. Neste sentido, a criação de um repositório onde
os usuários tenham facilidade, tanto em encontrar o que buscam de maneira acessível e confiável,
quanto em armazenar e divulgar seus podcasts, justificam a realização e a importância deste estudo.