No Brasil, a malha rodoviária pavimentada, em sua grande maioria, é de revestimentos de
misturas asfálticas. Com o crescimento do carregamento imposto pelo tráfego às rodovias, a
vida útil destes revestimentos tendem a reduzir com o aparecimento excessivo de trincas e
afundamento da estrutura. Uma das formas de combater o aparecimento destas patologias,
causadas por fatores externos, seria a execução de camadas cimentadas subjacentes aos
revestimentos asfálticos. Paralelamente, é observada uma crescente preocupação com o meio
ambiente, na questão dos rejeitos originários de processos industriais, seja no seu descarte e
seu uso e as explorações de materiais naturais para aplicação na construção civil. Atualmente,
há um esforço, cada vez maior, das universidades e intituições de pesquisa para que novas
tecnologias e materiais utilizados se aproveitem dos rejeitos gerados pelos processos
industriais.A região sul, mais particularmente, no Estado do Rio Grande do Sul, estão
localizados, aproximadamente, 92% das jazidas de carvão mineral conhecidas no Brasil, de
baixo poder calorífico, como consequência, foram implantadas termelétricas à carvão para
geração de energia e neste processo, são gerados resíduos da queima do carvão: cinzas volante
(fly ash) e de fundo (bottom ash). Neste trabalho foram estudados os resíduos gerados da
Termelétrica Presidente Médici, Fase B, pertencente a Companhia de Geração Térmica de
Energia Elétrica (CGTEE), localizada no município de Candiota-RS para aplicação em
pavimento, mais particularmente no Concreto Compactado com Rolo (CCR). A principal
finalidade foi substituir o cimento Portland por cinza volante adicionada de cal hidratada e
através de uma metodologia racional, que é a relação da porosidade() e o teor volumétrica da
cal, verificar sua influência nas propriedades mecânicas do CCR(compressões simples e
diametral, resistência à tração na flexão, bem como os módulo de elasticidade estático e
dinâmico), variando a energia de compactação e os teores de cal(5%, 10%, 15% e 20%). Os
resultados mostram que para todas as propriedades mecânicas esta metodologia racional
obteve os mesmos valores de expoentes internos e externos dentro de seu modelo matemático
de previsão destas propriedade mecânicas e uma boa relação entre os modelos matemáticos da
compressão simples e compressão diametral e resistência à tração na flexão, bem como uma
boa relação entre os modelos matemáticos do módulos de elasticidade estático e dinâmico.