A presente pesquisa analisou o contexto da organização do trabalho escolar de uma instituição
escolar pública, na rede estadual do município de Poços de Caldas, Minas Gerais, com o foco
nas condições coletivas, nas políticas educacionais, no papel desempenhado pela gestão e
supervisão. Teve por objetivo a identificação dos fatores que podem facilitar ou dificultar o
trabalho coletivo desenvolvido pelos agentes educacionais. Utilizou a Pesquisa Qualitativa,
especificamente a abordagem da Etnografia em educação. As professoras, a diretora, a vicediretora
e a supervisora pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram os
sujeitos selecionados. As bases teóricas utilizadas abrangem as ideias de autores como:
Heloani (2003, 2018), Heloani e Piolli (2010, 2012, 2014) e Oliveira (2004, 2009, 2010,), que
analisam a organização escolar no âmbito das políticas e da sociedade capitalista,
desvendando as condições e consequências para trabalhador docente. O trabalho coletivo
abrange as contribuições da abordagem Histórico-Cultural de Vigotski (2008) e Clot (2006a,
2006b, 2006c, 2008), que contemplam a atividade laboral como fundamental para evolução
humana, entendendo o homem como um ser essencialmente social. A análise e discussão de
dados permitiu interpretar que muitos fatores do cotidiano podem ao mesmo tempo dificultar
ou facilitar o trabalho coletivo. Os objetivos comuns, o projeto global da escola, as reuniões
pedagógicas, características das professoras e os cursos de formação, são fortes indícios de
que há um caminho coletivo se desenvolvendo. No entanto, algumas questões precisam ser
superadas, como por exemplo, o quadro precário indicado pela rotatividade, pela sobrecarga,
pelas condições inadequadas, pelo excessivo controle burocrático e também pelo trabalho
fragilizado da diretora. Entende-se que há a necessidade de incentivar os pontos positivos que
anunciam o trabalho coletivo, assim como proporcionar uma formação mais consciente na
escola, ressaltando os condicionantes da organização do trabalho escolar na sociedade
capitalista contemporânea para que os sujeitos possam buscar uma forma mais adequada de
estruturar o trabalho coletivo e democrático. Os resultados da pesquisa podem contribuir para
a reflexão e problematização de questões sobre a organização do trabalho escolar, além de
destacar as ações que facilitem o coletivo no interior das escolas.
The present study analyzed the context of the school work organization of a public school
institution, in the state network of Poços de Caldas, Minas Gerais, with a focus on collective
conditions, educational policies, the role played by management and supervision. The
objective was to identify the factors that may facilitate or hinder the collective work
developed by educational agents at school. It was used Qualitative Research, specifically the
ethnography approach in education, seeking to find the implicit and explicit meanings in the
actions and events of the subjects in the school everyday. The selected subjects were the
teachers, the director, the deputy director and the pedagogical supervisor of the initial years of
elementary school. This selection allowed a greater visibility in the whole of the organization
and the work in its daily life. The theoretical bases used cover the ideas of authors such as
Heloani (2003, 2018), Heloani and Piolli (2010, 2012, 2014) and Oliveira (2004, 2009, 2010),
which analyze the school organization in scope of policies and work organization in capitalist
society, unraveling the conditions and consequences for teachers. The collective work covers
the contributions of the Historical-Cultural approach of Vigotski (2008) and Clot (2006a,
2006b, 2006c, 2008), which contemplate work activity as fundamental for human evolution,
understanding man as an essentially social being. In this sense, work is a primordially
collective activity. The analysis and discussion of data allowed us to interpret that many
everyday factors can at the same time hinder or facilitate collective work. The common
objectives, the overall project of the school, the pedagogical meetings, the characteristics of
the teachers and the training courses, are strong indications that there is a collective path
developing. However, some issues need to be overcome, such as the precarious situation
indicated by turnover, overburden, inadequate conditions, excessive bureaucratic control, and
the director's fragile work. It is understood that there is a need to encourage the positive points
that announce the collective work, as well as to provide a more conscious formation in the
school, highlighting the constraints of the organization of school work in contemporary
capitalist society so that the subjects can seek a more adequate way structure of collective and
democratic work. The research results can contribute to the reflection and problematization of
questions about the organization of school work, besides highlighting the actions that
facilitate the collective within the schools.