A pesquisa teve por objetivo central analisar as influências, os interesses, e as
determinações dos agentes públicos e privados no processo de elaboração da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto apresenta resultados de pesquisa, em que a
política educacional é entendida como processo e produto da correlação de forças
produzidas no interior do Estado. As disputas de projetos societários realizados por esses
agentes colocam desafios para a elaboração de orientações curriculares nacionais. Com
isso, apresenta os mecanismos utilizados pelas fundações e os institutos privados na
condução das políticas educacionais contemporâneas, neste caso, na Base Nacional
Comum Curricular. Objetivou-se assim, identificar as formas de atuação dos principais
agentes públicos e privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum
Curricular. Apresenta inicialmente, reflexões sobre a formação social brasileira e o papel
do Estado, enquanto ordenador das políticas educacionais, demonstrando assim as
redefinições do papel do mesmo diante das implicações e contradições das relações entre
público e privado. Por conseguinte, identifica os principais agentes públicos e privados
atuantes no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que,
sobretudo, compõem a reorganização da agenda educacional brasileira frente aos interesses
hegemônicos. O levantamento bibliográfico e documental teve como base documentos
preliminares de elaboração da Base Nacional, bem como a pesquisa em sites como:
“Movimento pela Base Nacional Comum”, “Movimento Todos pela Educação” e dos
principais agentes públicos e privados que compõem estes movimentos. Nesta pesquisa,
também foram apresentadas as posições favoráveis e contrárias ao documento final da
BNCC. Assim, podemos perceber que a Base Nacional Comum Curricular está voltada
para visão da educação como serviço não exclusivo do Estado, os principais protagonistas
no processo de elaboração foram: Itaú, Unibanco, Natura, Fundação Roberto Marinho,
Fundação Lemann, Instituto Aryton Senna, Instituto Insper, Instituto Rodrigo Mendes,
Instituto Singularidades, Instituto Inspirare, CENPEC, CONSED, UNDIME e o Programa
“Todos pela Educação”.