Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE DEFESA (31007015011P8)
MÉTODO DE AVALIAÇÃO E DE PREVISÃO DA TRAFEGABILIDADE DE VIATURAS MILITARES EM SOLOS BRASILEIROS
WILLIAM RUBBIOLI CORDEIRO
TESE
26/01/2018

A trafegabilidade de solos é definida como a capacidade de um veículo passar por um mesmo local (terreno) um determinado número de vezes. Essa capacidade é limitada por parâmetros como o tipo do terreno, topografia, vegetação e umidade do solo. Atualmente no EB, as estimativas de trafegabilidade de solos são embasadas no tirocínio individual dos motoristas militares, o qual nem sempre alcança o evento almejado. Este trabalho aborda o tema pelo viés da defesa da pátria, discorrendo sobre as técnicas militares de análise da área de operações. Apresenta dois métodos de estudo da trafegabilidade, sejam estas a avaliação e a previsão. A diferença entre a avaliação e a previsão da trafegabilidade está na aplicação destas duas técnicas militares. A primeira (avaliação) possui emprego imediato em um contexto de operação militar em curso. A avaliação possui como premissa o estudo do veículo e a sua interação com o terreno. Nesta técnica, a ferramenta penetrômetro de cone possui o papel principal nestas análises, juntamente com os testes dos veículos em pistas experimentais. A segunda trata das previsões de trafegabilidade em cenários de possíveis empregos de tropa. Esta é estratégica, e procura estimar corredores de mobilidade que possam ser utilizados em futuras manobras militares. Possui como premissas a modelagem da umidade do solo diante das condicionantes meteorológicas e a correspondente resistência do solo. Esta pesquisa define diversos parâmetros, os quais na bibliografia sobre o tema, são tratados de forma singela, ou deixam margem para interpretações individuais. Ainda, a técnica de previsão apresenta a possibilidade de uso do software Hydrus-1D para a modelagem do teor de umidade em meios porosos não-saturados. O software tem como base os trabalhos de Van Genuchten, os quais tratam da variação do fluxo da água em solos não saturados. Ainda, a pesquisa estende a matéria para a utilização de VANT no estudo do terreno. Para tanto, sugere a aplicação de sensores óticos de diferentes bandas espectrais para a elaboração de um banco de dados de imagens aéreas das áreas de maior interesse para a defesa nacional. Por fim, evidencia a necessidade da continuidade da pesquisa, aclamando a validação das propostas apresentadas.

TRAFEGABILIDADE DE SOLOS;MOBILIDADE MILITAR;AVALIAÇÃO E PREVISÃO DE TRAFEGABILIDADE
Soil trafficability is defined as the ability of a vehicle to pass through the same site (terrain) a certain number of times. This capacity is limited by parameters such as terrain type, topography, vegetation and soil moisture. Currently in the EB, the estimates of soil trafficability are based on the individual training of military drivers, which does not always reach the desired event. This work deals with the theme of the defense of the motherland, discussing the military techniques of analysis of the area of operations. It presents two methods of study of the trafficability, be this the evaluation and the forecast. The difference between the evaluation and predictability of trafficability lies in the application of these two military techniques. The first (evaluation) has immediate employment in a context of ongoing military operation. The evaluation has as premise the study of the vehicle and its interaction with the terrain. In this technique, the cone penetrometer tool has the main role in these analyzes, along with the tests of the vehicles in experimental tracks. The second deals with traffic forecasts in scenarios of possible troop jobs. This is strategic, and seeks to estimate mobility corridors that can be used in future military maneuvers. It has as premises the modeling of the humidity of the soil in front of the meteorological conditions and the corresponding resistance of the soil. This research defines several parameters, which in the bibliography on the subject are treated in a simple way, or leave room for individual interpretations. Also, the prediction technique presents the possibility of using Hydrus-1D software to model the moisture content in unsaturated porous media. The software is based on the works of Van Genuchten, which deal with the variation of water flow in unsaturated soils. Still, the research extends the subject matter for the use of UAV in the field study. In order to do so, it suggests the application of optical sensors of different spectral bands for the elaboration of a database of aerial images of areas of major interest for national defense. Finally, it highlights the need for the continuity of the research, acclaiming the validation of the proposals presented.
NÃO FORNECIDAS
0
PORTUGUES
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENGENHARIA DE DEFESA
MECATRÔNICA E SISTEMAS DE ARMAS
Infraestura para sistemas de transporte e de defesa

Banca Examinadora

MARIA ESTHER SOARES MARQUES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA Participante Externo
MARIA ESTHER SOARES MARQUES Docente - PERMANENTE
PAULO CESAR PELLANDA Docente - PERMANENTE
LUCIANO BAIAO VIEIRA Participante Externo
BEN HUR DE ALBUQUERQUE E SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
MINISTERIO DA DEFESA - Fomento a Projetos de Interesse da Defesa 36

Vínculo

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Pesquisa
Sim