Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARQUITETURA E URBANISMO (53001010042P8)
A representação paramétrica na arquitetura
MIGUEL ANGEL PORRAS GAVIRIA
DISSERTAÇÃO
02/02/2018

O tema desta pesquisa é a representação paramétrica na arquitetura que altera a percepção da ética e da estética entre o Renascimento e a atualidade oscilando entre um código aberto e um sistema fechado. Nesta dissertação, há um levantamento sobre as continuidades e rupturas na representação da arquitetura, para compreender as implicações éticas e estéticas. Serão comparados diacronicamente o Renascimento e atualidade. O primeiro caracteriza a disjunção entre o design e a construção, o segundo, a Era Digital viabiliza uma nova união, com a representação paramétrica digital. As alterações desse último, de modo sincrônico, oscilam entre os dois modelos, um de código aberto e outro baseado em um sistema fechado. O objetivo geral é fundamentar o conceito de representação paramétrica e suas implicações para o projeto e a realização arquitetônica contemporânea. Tendo como objetivos específicos, interpretar as relações de continuidade e ruptura entre a representação em perspectiva geométrica linear e a representação paramétrica digital; analisar criticamente a ocorrência e a pertinência dos modelos de autopoieses sistêmica, e de produção em código aberto na arquitetura; e identificar os elementos éticos e estéticos. A metodologia se fundamenta na análise comparativa de dois recortes temporais de formas diacrônica e sincrônica além dos modelos que nelas surgem. No sentido diacrônico, dois períodos serão tomados como referência. Serão estudados principalmente arquitetos e teóricos cuja influência no Renascimento, e no momento contemporâneo, teorizam as tensões entre ética-estética. A problemática da pesquisa é: Na representação paramétrica existe a possibilidade de alterar a ética e a estética por meio de um código aberto ou um sistema fechado influenciando a percepção de um novo estilo? A escolha deste tema surgiu com o interesse em comparar o período Renascentista e a era digital consolidando-se como um novo estilo de representação, na ingerência de novas percepções e quebras de paradigmas arraigados, ligando-se ao momento atual como catalizador de diferentes formas de agir na ética e na estética. Ante essa problemática propomo-nos a dividi-la em três capítulos, seguindo uma ordem para seu estudo. O primeiro visará uma sincronia nas representações contemporâneas da arquitetura, considerando-se o contraponto na concepção de um sistema fechado e de um código aberto. Serão identificados seus pontos de coincidência, divergência e consequências no design além da construção do projeto na arquitetura, conforme o sistema de representação adotado. O segundo será uma revisão diacrônica de acontecimentos históricos da arte e da arquitetura, no qual serão comparadas a inovação da representação no Renascimento e no design paramétrico da Era Digital. A finalidade será ter uma visão mais analítica dos respectivos sistemas de representação. O terceiro apresentará uma discussão crítica do conhecimento e do entendimento do saber arquitetônico na relação entre os campos da ética e da estética e suas implicações, com a finalidade de identificar dobras e tensões das representações paramétricas. O desenvolvimento da investigação, em analisar e comparar conceitos traz processos na representação paramétrica que interferem no agir multidisciplinar da linguagem e na percepção da arquitetura, geram novos conceitos práticos em diferentes períodos e culturas.

Representação;Sincronia, Diacronia, Parametricismo, Autopoieses, Código aberto.
The theme of this research is the parametric representation in the architecture that changes the perception of ethics and aesthetics between the Renaissance and the present day oscillating between an open source and a closed system. In this dissertation, there is a survey about the continuities and ruptures in the representation of architecture, to understand the ethical and aesthetic implications. The Renaissance and modernity will be diachronically compared. The first characterizes the disjunction between design and construction, the second, the Digital Era enables a new union with digital parametric representation. The changes of the latter, synchronously, oscillate between the two models, one open source and another based on a closed system. The general objective is to base the concept of parametric representation and its implications for contemporary architectural design and achievement. Having as specific objectives, to interpret the relations of continuity and rupture between the linear representation in geometric perspective and the digital parametric representation; to analyze critically the occurrence and pertinence of systemic autopoiesis models, and open source production in architecture; and identify ethical and aesthetic elements. The methodology is based on the comparative analysis of two temporal cuts of diachronic and synchronic forms in addition to the models that appear in them. In the diachronic sense, two periods will be taken as reference. We will study mainly architects and theorists whose influence in the Renaissance, and in the contemporary moment theorize the tensions between ethics and aesthetics. The research problem is: In the parametric representation is it possible to change ethics and aesthetics through open source or a closed system influencing the perception of a new style? The choice of this topic arose with the interest in comparing the Renaissance period and the digital era, consolidating itself as a new style of representation, in the interference of new perceptions and breaks of ingrained paradigms, linking to the present moment as a catalyst of different forms of to act in ethics and aesthetics. Faced with this problem we propose to divide it into three chapters, following an order for its study. The first one will aim at a synchrony in the contemporary representations of the architecture, considering the counterpoint in the conception of a closed system and of an open code. Its points of coincidence, divergence and consequences will be identified in the design beyond the construction of the project in the architecture, according to the system of representation adopted. The second will be a diachronic revision of historical events in art and architecture, in which the innovation of representation in the Renaissance and in the parametric design of the Digital Age will be compared. The purpose will be to have a more analytical view of the respective systems of representation. The third will present a critical discussion of the knowledge and understanding of architectural knowledge in the relation between the fields of ethics and aesthetics and their implications, with the purpose of identifying folds and tensions of parametric representations. The development of research, in analyzing and comparing concepts brings processes in parametric representation that interfere in the multidisciplinary action of language and in the perception of architecture, generate new practical concepts in different periods and cultures
Representation;Synchrony, Diacrony, Parametricism, Autopoieses, Open Source.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

TECNOLOGIA, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Modelagem Paramétrica e Processos Generativos Concepção de Projetos

Banca Examinadora

NEANDER FURTADO SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NEANDER FURTADO SILVA Docente - PERMANENTE
DANIEL DE SOUZA NEVES HORA Participante Externo
FRANCISCO LEITE AVIANI Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não